Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

Fabricantes de embalagens e amostras de cosméticos buscam alternativas mais sustentáveis

A preservação do meio-ambiente não é uma questão que preocupa apenas os fabricantes de cosméticos, mas toda a cadeia que movimenta esta indústria. Empresas de embalagens e amostras de produtos de beleza têm buscado opções sustentáveis para abastecer o mercado brasileiro.

A Adhespack, especializada em amostragem e soluções de marketing interativo para cosméticos, lançou recentemente o Scent Duo, uma alternativa mais econômica e sustentável ao cartão com flaconete, normalmente utilizado para promoção de fragrâncias. A ferramenta patenteada pela companhia permite que o consumidor sinta a fragrância e transfira o produto para a pele, podendo também ser aplicada em revistas ou catálogos.

A sustentabilidade está na redução de resíduos pela eliminação do uso do flaconete, maior facilidade de manuseio, distribuição e armazenagem pelo seu menor volume, além da diminuição de riscos de quebras, vazamentos e, portanto, desperdícios”, explica Daniel Almeida, diretor comercial da Adhespack.

A empresa também destaca em seu catálogo o Makeup Sticker, uma solução para divulgação individualizada de batons, sombras e pós compactos, sem embalagens ou compartilhamento de produtos para a experimentação de cor ou textura. “Além de excelente custo benefício, o sticker é uma forma mais higiênica e sustentável para amostragem de maquiagens”, afirma Almeida, que revela que a demanda por esta solução tem crescido nos últimos tempos.

A Valdose, dedicada à fabricação e envase de produtos em dose única, especialmente para os cuidados faciais e com o cabelo, aponta a sustentabilidade como uma das vantagens deste formato. Distribuídos já na medida certa para a utilização pelos consumidores, os cosméticos monodose são opções práticas, seguras e econômicas, exigindo menos investimento em embalagens e apresentando residual mínimo no descarte, de acordo com o italiano Massimiliano Tarolla, diretor comercial da empresa.

A dose única é uma realidade na Europa e se tornou uma tendência no Brasil, comprovada pelos muitos pedidos que estamos recebendo nos últimos meses”, afirma Tarolla. “Acreditamos firmemente no mundo da dose única, portanto continuaremos desenvolvendo novos formatos”.

Atuando no ramo de tampas plásticas, a Bral-Max tem 90% dos seus clientes na indústria de cosméticos. “Nossas tampas standard normalmente atendem a cremes para rosto e corpo, xampus, condicionadores, finalizadores, óleos de banho e tônicos faciais, entre outros”, cita a diretora comercial Roberta Moutinho.

A empresa lançou há pouco tempo a linha de “tampa verde”, produzida com plástico oxi-biodegradável, com resina 100% renovável, advinda da cana-de-açúcar. “Precisamos pensar na preservação do meio-ambiente e na sustentabilidade do segmento plástico", diz Moutinho.

Segundo estudo publicado no início deste ano pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é atualmente o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo – atrás apenas de EUA, China e Índia. Com 11 milhões de toneladas geradas ao ano, o país é ainda um dos que menos recicla este tipo de resíduo, com uma taxa de pouco mais de 1%.

Acredito que, com a conscientização mundial em relação a conservação do meio ambiente, cada vez mais serão procuradas e valorizadas alternativas que sejam sustentáveis”, finaliza Daniel Almeida, da Adhespack.

Renata Martins

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Reformulação olfativa, um delicado exercício

Suzy Le Helley
Reformulação olfativa, um delicado exercício

Os perfumes clássicos — aqueles que, segundo dizem, nunca saem de moda — estariam em perigo? Diante da proibição, pela legislação europeia, de um número cada vez maior de ingredientes, sob o pretexto de que podem causar alergias ou irritações, e da crescente dificuldade de se adquirir determinadas substâncias naturais, os perfumistas estão (...)

+ informações

Seções