Depois de caírem vertiginosamente, as vendas no varejo voltaram a registrar bons resultados no segundo trimestre de 2021. O que os americanos querem agora é retomar os hábitos de consumo de antes da pandemia. No ar, paira um clima de dinamismo e criatividade. O mercado de beleza voltou a seduzir, e muitas empresas novas estão se lançando na aventura, movidas pelo desejo de mostrar uma oferta de produtos inovadora.

Ter uma linha de maquiagem para chamar de sua, a nova tendência das celebridades

Desde o lançamento, em 2015, da marca Kylie Cosmetics, de Kylie Jenner, até a criação da Rare Beauty — nova coleção de Selena Gomez, que aposta no efeito "no make-up" —, cada marca se posiciona como um templo no qual se cultua um tipo de beleza específico. O conceito de beleza inclusiva consiste em considerar as necessidades de todas as pessoas, sem distinção. Como consequência, os critérios mudaram e a oferta de produtos precisou se adaptar. Se antes a maquiagem era usada principalmente por mulheres, hoje ela se destina a todos os gêneros.

O lançamento da marca Fenty Beauty mostrou a importância do marketing inclusivo, revolucionando padrões e dando início a uma onda de conscientização no setor de beleza. A rede de lojas Sephora, por exemplo, vai ampliar seu catálogo, acrescentando oito marcas criadas por pessoas negras: Glory Skincare, 54 Thrones, Kulfi Beauty, Eadem, Ries, Imania Beauty, Hyper Skin e Topicals.

Além de oferecer a esses criadores uma oportunidade única para divulgar suas marcas, com essa iniciativa a Sephora busca também atender aos anseios das novas gerações.

Prioridade ao digital

Por sua vez, a Estée Lauder Companies acaba de anunciar seu programa de reestruturação estratégica. Com o nome de Post-COVID Business Acceleration Program, ele objetiva priorizar as vendas on-line. A empresa também reduziu em 10% a 15% sua presença nas lojas de departamento, passando a ter estandes menores, que são compartilhados com outras marcas do Grupo.

Depois de anunciar, em fevereiro, um crescimento de 6,5% para o período pós-pandemia, a National Retail Federation teve que revisar para cima suas projeções para 2021, prevendo um aumento de 10,5% a 13% nas vendas do varejo, o que representa cerca de 4,44 trilhões de dólares. Ou seja, um recorde de crescimento desde 1984!

A inovação está de volta

O número de lançamentos de produtos voltou ao ritmo inicial, e o desejo de inovação e de novos produtos está mais presente do que nunca.

Confira dois lançamentos importantes que em breve estarão disponíveis no mercado:

Clarins Double Serum Eye: Incontestável sucesso mundial, o mítico Double Serum — que se orgulha de ter um frasco vendido a cada cinco segundos no planeta e acumular 394 prêmios de Beleza — vai ganhar um irmão mais novo. O Double Serum Eye tem fórmula concentrada com 96% de ingredientes de origem natural e enriquecida com 13 extratos vegetais. Entre eles, o extrato de cúrcuma e de cerefólio silvestre orgânico, que atuam nas cinco funções vitais da pele. Sua textura dupla com alta bioafinidade é perfeita para o contorno dos olhos.
Shiseido Waso: totalmente renovada, a linha de produtos Waso agora é mais inovadora e mais ética.

As duas marcas ilustram de que forma a beleza pode oferecer aos consumidores produtos mais ecológicos e saudáveis. Ambas já têm lugar marcado no futuro do setor de beleza.