A contaminação impacta quase todos os cantos do mundo, da atmosfera aos mares, afetando o ar de dentro dos ambientes até a água da torneira. Além da repercussão que tem na nossa saúde, a poluição tem efeitos muito negativos na pele. Irritação, alergias e envelhecimento precoce são consequências diretas do contato contínuo que temos com os poluentes, que chegam a penetrar a pele.

Premiado em 2017 como o Melhor Produto de Cuidados da Pele na Europa no Regional Beauty Industry Awards organizado pela Cosmetics Design, o POLLUSHIELD™ functional ingredient da Lipotec™ ajuda a evitar o acúmulo de partículas de poluição na epiderme e reabastece a pele com antioxidantes, aumentando sua capacidade de resistir aos danos causados por metais pesados, material particulado (PM) e outros elementos nocivos encontrados em grandes cidades e outras áreas contaminadas pela poluição.

Sua eficácia foi testada pela primeira vez em Beijing, na China, onde 20 mulheres voluntárias com idade entre 26 e 62 anos expostas regularmente à poluição do ar, aplicaram um creme contendo 5% do ingrediente na metade do rosto e um placebo na outra metade, duas vezes ao dia. Após 30 dias de tratamento, observou-se uma diminuição drástica de metais e peróxidos lipídicos, bem como um melhor poder antioxidante da pele.

Um ensaio clínico posterior foi realizado em Milão. Desta vez, 20 mulheres voluntárias com idade entre 43 e 69 anos de idade, com manchas escuras e pele sem brilho, aplicaram um creme contendo 2% do ingrediente na metade do rosto e um creme placebo na outra metade, duas vezes ao dia e passaram de 2 a 3 horas por dia no trânsito. Após 14 dias de tratamento, as manchas escuras faciais - uma manifestação visível dos danos causados pela poluição - tornaram-se mais claras e a falta de brilho na pele foi revertido, permitindo uma aparência mais radiante à pele.

Adicionalmente, um questionário de autoavaliação foi preenchido pelas voluntárias, com a confirmação da maioria percebendo mudanças no brilho facial e uma pele mais macia.

Com a combinação de um polímero com agentes quelantes de metais e um potente removedor de espécies reativas, o POLLUSHIELD™ functional ingredient oferece proteção contra os danos causados pela poluição, e ao mesmo tempo ajuda a melhorar a aparência da pele, reduzindo as machas e aparência sem brilho.

Este ingrediente funcional pode ser incluído em formulações cosméticas que buscam fornecer cuidados diários antipoluição, assim como em produtos anti-idade para proteger a pele sensível ou mais vulnerável a contaminantes ambientais.

Todos nós devemos fazer o possível para reduzir a poluição e, enquanto isso, podemos manter nossa pele saudável e protegida durante todo o dia.