A dinâmica dos negócios é mais do que nunca marcada pelas interações e comportamentos de diferentes gerações, para quem o aumento do custo de vida, os atributos ecológicos dos produtos e a procura do bem-estar estão no centro das expectativas. Em seu relatório Top Global Consumer Trends 2025, a Euromonitor International destaca as cinco principais tendências que explicam o atual comportamento dos consumidores no mundo.
Chegando bem na terceira idade (Healthspan Plans)
Não só viver mais, mas viver melhor, se tornou o principal objetivo dos consumidores que estão pensando na sua saúde a longo prazo. 52% dos consumidores acreditam que, nos próximos cinco anos, terão mais saúde do que atualmente.
“Os consumidores estão fazendo mudanças comportamentais agora para melhorar seu futuro. O objetivo: viver com mais saúde por mais tempo”, explica a Euromonitor.
As pessoas querem se sentir bem — fisicamente, mentalmente e emocionalmente — em todas as fases da vida. Suplementos personalizados, regimes de condicionamento físico e técnicas de biohacking, por exemplo, estão se tornando uma parte comum das rotinas diárias. Envelhecer bem e otimizar a saúde são as principais prioridades.
De olho no Bolso (Wiser Wallets)
Os consumidores querem poupar mais e fazer compras de uma forma mais estratégica e consciente. Em 2024, somente 18% dos consumidores dizem que fazem compras por impulso com frequência.
"Incertezas econômicas prolongadas criaram novas normas de gastos — mesmo com a inflação global diminuindo", diz a Euromonitor. "Valor agregado está no centro das expectativas. As pessoas pesam o valor de suas compras em relação às suas prioridades. Compras estratégicas se tornam uma mentalidade inerente."
Sustentável e Verificado (Eco Logical)
Comprar produtos mais sustentáveis não é apenas questão de valores pessoais, agora, os consumidores também esperam por evidências concretas e produtos eficientes.
Os consumidores continuam a adquirir alternativas sustentáveis, mas prestam muita atenção aos benefícios que estes produtos oferecem em relação às suas necessidades.
“Alegações de sustentabilidade exigem evidências tangíveis. As marcas não podem descansar apenas sobre os louros verdes”, destaca a Euromonitor.
Peneirando ofertas (Filtered Focus)
Os clientes sentem que estão sendo inundados por notificações e que estão rodeados por milhares de opções; eles querem gastar menos tempo procurando o que realmente precisam. 42% dos consumidores fizeram compras durante lives porque os detalhes do produto ou serviço eram mais fáceis de entender por meio desse canal.
Em cima do muro com a IA (AI Ambivalent)
Conforme a inteligência artificial é adotada por mais pessoas, os consumidores e autoridades apontam preocupações com informações geradas pela IA. Mesmo assim, não há volta atrás. Os consumidores continuam usando a tecnologia, mas estão pesando os prós e os contras.
“Os consumidores estão cada vez mais conscientes quando se trata de gastos. Eles buscam produtos e serviços confiáveis, que ofereçam soluções direcionadas e de longo prazo. Priorizar a inovação e a fidelidade nas estratégias de negócios será essencial para lidar com a evolução do comportamento do consumidor e impulsionar o crescimento,” explica Stella Vatcheva, diretora sênior de inovação prática da Euromonitor International.
Para obter mais informações, consulte o relatório Top Global Consumer Trends 2025 da Euromonitor.