Um dos efeitos da pandemia de Covid-19 foi posicionar as mudanças climáticas e as questões ambientais entre as maiores preocupações das gerações Z e Millennials. De acordo com a pesquisa Deloitte Millennial Survey 2020, a proteção da Terra é, sem sombra de dúvida, a prioridade absoluta para essas gerações em 13 países [1]. A maioria das pessoas que participaram do estudo se mostraram dispostas a mudar seus hábitos cotidianos a fim de preservar o planeta. Dois terços (64%) dos entrevistados afirmaram já estarem reduzindo o uso de plásticos descartáveis e se esforçando para reciclar ainda mais esse tipo de material.

Foi nesse cenário que a Schwan Cosmetics e a Sulapac decidiram unir seus talentos para criar lápis labiais e lápis para olhos cujos cilindros são fabricados com um material sustentável capaz de conter os ingredientes voláteis indispensáveis à composição desses produtos.

Serragem proveniente de linhas industriais

A principal barreira enfrentada até hoje para o emprego de insumos de origem natural nos lápis cosméticos é que a maioria desses materiais não consegue preservar o necessário frescor da maquiagem contida nos lápis. Por essa razão, atualmente quase todos os lápis de maquiagem são fabricados com plástico virgem.

Embora, nos últimos anos, diversos materiais sustentáveis tenham sido utilizados nas embalagens de produtos de beleza, esta é a primeira vez que a solução desenvolvida pela Sulapac como alternativa ao uso de plásticos é usada na fabricação de lápis de maquiagem. O cilindro que contém os ingredientes altamente sensíveis é fabricado com o Sulapac Flow v1.8, material natural constituído a partir de serragem derivada de subprodutos da indústria de madeira e aglomerantes de origem vegetal.

Ao desenvolver novos produtos, a Sulapac busca sobretudo imitar a natureza. Os materiais dessa empresa finlandesa se comportam na natureza tal qual pedaços de madeira deixados no solo de uma floresta: digeridos por micro-organismos naturais, eles se decompõem em dióxido de carbono, água e biomassa, sem deixar nenhum tipo de resíduo.

"Trata-se de um real avanço, pois conseguimos inventar um material melhor para os lápis, substituindo o plástico virgem por uma solução que não produz nenhum tipo de microplástico permanente que polua o planeta. Tudo isso é obtido sem prejuízo para a qualidade e o desempenho de nossas cores de longa duração, que contêm alto teor de pigmentos", explica o Dr. Alexander Doll, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Schwan Cosmetics.

A coleção TheBetterBarrel será oficialmente lançada por ocasião do salão MakeUp in New York, nos dias 14 e 15 de setembro.