O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. Historicamente, a indústria da beleza no Brasil cresce duas a três vezes mais rápido que a economia nacional. Sendo o 5º país mais populoso do mundo e com a idade mediana da população brasileira em 31,3 anos, tem uma população densa e muito jovem. Desde a crise econômica que provocou uma recessão em 2015, o PIB do país sofreu duas contrações consecutivas em 2015 e 2016. 2017 trouxe o primeiro crescimento do PIB em 3 anos, que continuou a subir no primeiro trimestre de 2018. Desde o crash, o consumo privado expandiu 2,8% ao ano, e mais da metade da população brasileira está classificada na classe média. Ainda assim, como resultado da desaceleração econômica do país, um número crescente de consumidores está abandonando marcas mais sofisticadas em busca de opções mais acessíveis. Personal Care é uma das poucas categorias em que os brasileiros ainda estão "trading up".

O mercado brasileiro de produtos de beleza e cuidados pessoais valia 32,1 bilhões de dólares em 2017, com uma projeção de 33,5 bilhões de vendas em 2018. Atualmente, é o 4 º maior mercado de beleza do mundo. A beleza é parte integrante da rotina diária. Não é incomum tomar entre 2 e até 3 banhos por dia, com consumidores usando, em média, cerca de 6 a 7 marcas diferentes de produtos para cabelos em um ano. Mais de 50% dos consumidores usam mais de 4 produtos em seus cabelos todos os dias. Por último, assinalamos que a população brasileira possui um dos perfis capilares mais diversificados do mundo, contendo todos os tipos de cabelo imagináveis.

1. Diversidade Étnica

Como ilustrado acima, há uma diversidade enorme de tipos de cabelo, com uma grande porcentagem da população tendo o que é classificado como cabelo étnico (cachos, afro).

Apesar de toda a variedade, os consumidores ainda querem as mesmas coisas de seus produtos de cabelo: cuidado eficaz para um cabelo bonito e saudável.

Salon Line: #Tôdecacho Linha Vinagre de Maçã. Launched in September 2018, a...

Salon Line: #Tôdecacho Linha Vinagre de Maçã. Launched in September 2018, a gama é formada por Creme para Pentear, Ativador de Cachos e Geleia Capilar. Lançada em setembro de 2018

Esta é uma linha vegana completa de produtos de finalização com vinagre de maçã específico para cabelos cacheados / étnicos. Para cabelos cacheados tipo 5 a 8, esta linha sela as cutículas, reconstrói, intensifica o brilho do cabelo, controla o frizz enquanto adiciona definição e hidratação. Três produtos que podem ser misturados para diferentes efeitos para se adequar ao tipo de cacho! Você pode misturar dois ou todos os três de acordo com a textura desejada e podem ser usados em técnicas de Low/No Poo.

2. Amo Cachos

Nos últimos 18 anos os consumidores brasileiros vêm adotando diferentes ideais de beleza, não querendo todos parecer iguais, com o cabelo processado “em linha de montagem” e com produtos químicos. Produtos para a transição (o processo de deixar o cabelo quimicamente alisado voltar ao seu estado natural) começaram a aparecer em 2016. Os Millennials estão seguindo a tendência global de auto-aceitação e amor próprio ao adotar suas texturas naturais.

Felps Professional: Linha Cachos Azeite de Abacate - Lançado em Setembro de...

Felps Professional: Linha Cachos Azeite de Abacate - Lançado em Setembro de 2018

Esta linha de nutrição para cabelos cacheados, étnicos ou em transição tem antioxidantes, ação antienvelhecimento e estimula o crescimento, ajudando a redefinir os cachos e a mantê-los naturalmente definidos por mais tempo. Os produtos podem ser usados nas técnicas Low Poo e Co-Wash. Também podem ser usados por qualquer pessoa que tenha tratado quimicamente os cabelos. Com proteínas de óleo de abacate, ômega 3, ácido linoléico, aminoácidos, minerais e vitaminas A, B, C, D e E. A linha é formada por Shampoo Low-Poo Cachos, Condicionador Cachos, Máscara de tratamento, Ativador de Cachos, Gelatina Fixadora, Umidificador Cachos e Azeite Umectante Cachos.

3. Obsessão Loira

Os ideais de beleza europeus ainda são altamente cobiçados. O cabelo loiro é essencialmente europeu. A população brasileira tende a ter tons de pele mais quentes e profundos e o cabelo loiro é complementar à pele e também ajuda a suavizar suas características. 70% das mulheres brasileiras têm cabelo loiro, mas apenas 20% delas são loiras naturais. Processos colorantes que cuidam dos cachos é uma enorme demanda para amantes do loiro!

Yamá Cosméticos: Pó Descolorante Cabelos Cacheados- Lançado em Setembro de...

Yamá Cosméticos: Pó Descolorante Cabelos Cacheados- Lançado em Setembro de 2018

Este é o primeiro pó descolorante desenvolvido para cabelos cacheados/étnicos, que fortalece a fibra capilar e reduz o frizz. Diferentemente de outros pós de clareamento, não prejudica a definição de cachos, nem aumenta o frizz, de modo que é indicado para cabelos encaracolados, cacheados, étnico de 5 a 8 na ilustração acima. Trata os danos da fibra capilar, preenchendo áreas porosas, tornando a fibra capilar mais densa e saudável.

4. Beleza Natural e Consciente

Os brasileiros, em geral, estão adotando uma postura mais natural em suas rotinas de cuidados com o cabelo. Reduzir a quantidade de procedimentos químicos e usar produtos sem ativos químicos agressivos é uma forte tendência. No entanto, o lema é jamais comprometer o desempenho para se tornar adepto dos produtos naturais. Estes produtos são cuidadosamente criados e produzidos sem quaisquer ingredientes comprovados ou suspeitos de serem tóxicos. Isso inclui ingredientes de origem ética e são feitos com a saúde de nossos corpos e o meio ambiente em mente.

Inoar: Line Afro Vegan, lançada em Setembro de 2018

Inoar: Line Afro Vegan, lançada em Setembro de 2018

Linha hidratante com propriedades antibacterianas e antioxidantes, 100% vegana, com produtos naturais que selam a cutícula, adicionam brilho, nutrem, hidratam, repõem nutrientes e estimulam o crescimento de cabelos ondulados, cacheados,crespos, étnicos. Com manteiga de karité, óleo de mamona, vitamina E, minerais. Todos os ingredientes são de origem botânica. Na linha há Shampoo, Condicionador, Leave-In, Óleo de Umectação, Ativador de Cachos e Máscara. A marca Inoar faz parte da lista de empresas "Cruelty Free" da PETA.

5. Cabelo Liso & Sedoso

O cabelo liso é um padrão de beleza que continua sendo perseguido. Por causa da miscigenação racial no Brasil e texturas capilares resultantes, o anti-frizz e tratamento são importantes. As mulheres levam produtos anti frizz e redutores de volume em sua bolsa para usar durante o dia. O país onde foi criada a escova de alisamento tem muitos clientes viciados no serviço. Seus cabelos precisam de recuperação, estejam ou não ainda fazendo escova. Passar de procedimentos de alisamento no salão para alternativas caseiras seguras é uma tendência crescente, não só devido a razões econômicas, mas também porque são mais saudáveis e oferecem menos risco à saúde, ainda que durem menos tempo.

Salon Line: Meu Liso Mel Pós-Progressiva #progressivado - Lançada em Setembro...

Salon Line: Meu Liso Mel Pós-Progressiva #progressivado - Lançada em Setembro de 2018

Esta linha de Shampoo e Condicionador é indicada para os tipos de cabelo 1 e 2 da tabela acima, ideal para cabelos que foram alisados por escova progressiva. O xampu limpa o couro cabeludo sem esgotar a química do tratamento de alisamento nos fios e o condicionador deixa o cabelo ainda mais liso (prolonga o efeito suave da química aplicada no salão), hidratado e sem frizz. Formulado com mel, proteína de seda, ceramidas e queratina, é livre de parabenos.

6. Embalagens divertidas

Embalagens Coloridas & Atraentes parece ser a escolha para a maioria das marcas de produtos capilares. Com marcas como a Kanechom lançando produtos com novas embalagens coloridas e bem humoradas, seguindo outras marcas famosas (como Salon Line, Donna e Lola, que foi a primeira a lançar seus produtos em embalagens divertidas e brilhantes), esta é claramente uma tendência crescente e popular.

Kanechom: Máscara Condicionante - Lançada em Setembro de 2018

Kanechom: Máscara Condicionante - Lançada em Setembro de 2018

A marca lançou 5 Máscaras Condicionantes em embalagens novas, brilhantes, coloridas e divertidas! Os produtos são MAIS LISO com Amido de Milho para reduzir volume e frizz, com um complexo de aminoácidos e d-pantenol, DESMAIADA Desmaia Cabelo para Suavidade & Brilho Imediato e super hidratação, com colágeno e d-pantenol, VITAMINADA com Abacate para hidratação e restauração, também promove o crescimento, COCO BOM uma máscara de umidade e cachos perfeitos com óleo de coco e chocolate e CHICLE COM BANANA máscara de banana & chiclete para mega-nutrição.

7. Rotinas de Cabelo Super Detalhadas

Com as mulheres brasileiras concentrando tanto de sua rotina de beleza em seus cabelos, não é de admirar que muitas marcas estão agora lançando produtos que podem ser usados tanto no período noturno quanto no período da manhã ou programas especializados que funcionam em um cronograma semanal. As mulheres brasileiras usam em média 3 a 5 produtos para cuidar de seus cabelos. Uma rotina de cuidados noturnos não é incomum e está se tornando cada vez mais popular.

Salon Line: S.O.S Cachos Line Super Óleos Nutritivo Óleo-creme Umectação -...

Salon Line: S.O.S Cachos Line Super Óleos Nutritivo Óleo-creme Umectação - Lançado em Setembro de 2018

Óleo multiuso que pode ser usado para dia ou noite para hidratar e potencializar os efeitos de qualquer máscara. Uma mistura para uso diário em cabelos encaracolados, cacheados ou crespos, secos, danificados e desnutridos, é um creme desembaraçante com óleo vegetal e filtro UV. Projetado para tratamento profundo, super nutrição, ação anti-frizz e anti-ressecamento. Mantém o cabelo hidratado e maleável. Com 12 óleos, coco, argan, karité, macadâmia, azeitona, além de outras sementes, ervas e frutas, também é sem parabenos. Ultra nutritivo, atua profundamente na fibra capilar para reparar a vitalidade, repor nutrientes e revitalizar o brilho e adicionar luminosidade. Durante o dia, ele atuará como proteção UV e desembaraçante, mantendo o cabelo macio e brilhante. À noite, ele atuará como um tratamento profundo para hidratar e nutrir o cabelo e o couro cabeludo. Também pode adicionar algumas gotas do ÓleoCreme na máscara para potencializar as sua propriedades.

Nutrihair: Cronograma Capilar HNR- Lançado em Setembro de 2018

Nutrihair: Cronograma Capilar HNR- Lançado em Setembro de 2018

O cronograma capilar é uma forma sistematizada de cuidar dos cabelos seguindo um esquema de tratamento dividido em três etapas:

- Hidratação: passo que repõe a água do cabelo;
- Nutrição: passo que restaura os óleos do cabelo;
- Reconstrução: passo que restaura a queratina do cabelo.

Os passos do cronograma devem ser feitos separadamente (nunca no mesmo dia) respeitando o intervalo mínimo de 48 horas entre cada um. Pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. Haverá programas diferentes para diferentes tipos de cabelo, ou seja, cabelos normais terão um cronograma com mais foco em hidratação e nutrição, enquanto cabelos muito danificados terão um cronograma mais focado em nutrição e reconstrução.

O Cronograma de Hidratação do HNR substitui a água perdida, óleos essenciais e minerais, deixando o cabelo predisposto à nutrição ou reconstrução. O HNR Cronograma de Nutrição recupera lipídios e óleos essenciais perdidos e O HNR Cronograma de Reconstrução reabastece a massa capilar perdida por agressões diárias: sol, vento, poluição e produtos químicos, principalmente processos alcalinos, que prejudicam o arranjo das cutículas e danificam o cabelo e trata cabelos frágeis e quebradiços.

8.Detox & Cuidados do Couro Cabeludo

O clima e os altos níveis de poluição significam que a maioria dos brasileiros sofre de cabelos e raízes oleosas, além de outros tipos de condições do couro cabeludo. Não só o seu cabelo e couro cabeludo exigem limpeza profunda, mas também proteção contra irritações. Tratar o cabelo não é mais suficiente. Muitas marcas estão lançando produtos que também tratam o couro cabeludo. Desintoxicando ou nutrindo e estimulando o crescimento do cabelo. Os tratamentos anti-poluição e desintoxicação estão aumentando sua popularidade.

Mezzo Dermocosméticos: Shampoo Tricologia Anticaspa - Lançado em Setembro de...

Mezzo Dermocosméticos: Shampoo Tricologia Anticaspa - Lançado em Setembro de 2018

Produtos que normalizam a flora macrobiótica do couro cabeludo começam a surgir no Brasil. Este shampoo anti-caspa preserva as defesas naturais do couro cabeludo. Renova as células do couro cabeludo, suaviza a irritação, reduz a sensibilidade e a coiceira. Com a tecnologia Defacralp ™, que atua nas diferentes causas da caspa. Equilibra a resposta imuno-inflamatória do couro cabeludo. É suave e não danifica o cabelo, reduzindo efetivamente a queda de cabelo. Tem um conceito 5 free: livre de parabenos, sal, colorantes, conservantes e álcool.

9.Tratamentos Capilares Híbridos

Os produtos multifuncionais são a moda! Os híbridos estão assumindo a indústria da beleza em todas as áreas, e os cabelos não são exceção. Os demorados regimes de beleza das mulheres brasileiras, combinados com a crise econômica, levaram a uma demanda por produtos que fazem mais, em menos tempo e por menos dinheiro. Como o mercado está tão à frente na criação de híbridos dentro da categoria capilar, híbridos mais interessantes de categoria cruzada (como cabelo & rosto, por exemplo) estão surgindo no mercado.

Salon Opus: Sérum Água Micelar - Lançado em Julho de 2018

Salon Opus: Sérum Água Micelar - Lançado em Julho de 2018

Este sérum é multifuncional. Pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo para limpeza e para estimular a circulação, pode ser misturado à máscara para aumentar sua eficácia e também pode ser usado para limpar o rosto. Este híbrido está cruzando a barreira entre cuidados com os cabelos e cuidados com a pele. Limpeza suave de impurezas, resíduos e poluentes do couro cabeludo e cabelo, deixando brilhante e macio sem secar. Com Polluout®, uma combinação de polissacarídeos, chá verde, pantenol e xilitol com ação antioxidante e protetora, que reduz o depósito de poluentes, reequilibra o couro cabeludo e juntos formam uma barreira antipoluição.

10.Cabelo Longo

Cabelo saudável, longo, forte e brilhante é a perfeição final de acordo com os ideais de beleza brasileiros. Reparação, recuperação, proteção, crescimento e cuidados com o couro cabeludo são grandes preocupações ao cuidar de cabelos mais longos. Muitas marcas dedicam novas linhas para cuidar e recuperar o comprimento do cabelo, ajudar na regeneração e manter a condição do comprimento saudável.

Glatten Professional: Linha 12 Ervas Força Natural - Lançada em Setembro de...

Glatten Professional: Linha 12 Ervas Força Natural - Lançada em Setembro de 2018

Linha botânica projetada para processos pós química com shampoo fototerapêutico e máscara para purificar, hidratar e acelerar o crescimento do cabelo. Para cabelos que passaram por processos químicos como clareamento e escova progressiva (Brazilian Blow dry). Com cavalinha, hortelã, alecrim, aloe vera, arnica, agrião, calêndula, broto de bambu, camomila, hamamélis, aroeira e barbatimão.

Conclusão

- O fato é que o cabelo “caucasiano” ainda é altamente desejado no Brasil; as mulheres têm muitas dificuldades para ter cabelos longos, lisos, brilhantes e macios. Suavização e brilho estão ficando mais rápidos e mais multifuncionais. Você repara e protege enquanto alisa com um produto rápido e fácil. O produto de brilho também oferece proteção contra poluição, bem como filtro UV. Glow / Iluminador para o cabelo junto com brilho será algo que veremos mais também.

- Cabelos texturizados agora estão se tornando moda, com mulheres abraçando e aprendendo a amar sua textura natural. Os tipos de cabelo Cacheado & Em Transição estão sendo melhor atendidos no mercado brasileiro. Misturar com intensificadores, resultados cumulativos e tratamentos pré-xampu são mais conceitos novos que estão chegando ao mercado de transição e cachos.

- A obsessão loira é real e não apenas tonalizar está se tornando mais instantâneo com um produto ao invés de uma linha completa, mas também está se tornando mais multifuncional. O Brasil é rápido em introduzir produtos de cor especificamente para cachos que não secam nem interrompem o padrão de ondulação natural. Produtos de clareamento e matização específicos para cabelos crespos estão se tornando cada vez mais populares.

- Mesmo com o crescimento da tendência multiuso, um produto faz tudo, as brasileiras ainda gostam de dedicar bastante tempo aos cabelos. Rotinas de recuperação de cabelo altamente detalhadas, agendadas e noturnas são muito procuradas e se tornando imensamente populares.

- O Brasil é muito bom com sua beleza híbrida, mas agora esses híbridos estão se tornando mais sofisticados. Os produtos de tratamento e styling híbridos agora também proporcionam um efeito gradual de suavização. Alguns produtos híbridos também estão cruzando categoria. Nós particularmente gostamos do soro que pode ser usado no couro cabeludo e no rosto.