Confira a seguir as ações motivadas pelo princípio "Do Good, Feel Good" desenvolvidas por quatro grandes nomes da indústria de beleza.

A L’Oréal vem atuando há mais de 20 anos em favor do desenvolvimento sustentável, da ecologia e da economia circular. A marca adotou um novo modo de atuação com seu programa "Sharing Beauty with All", que abrange 14 princípios essenciais, entre os quais a diminuição dos gases de efeito estufa, a redução do consumo de água, o uso de embalagens recicladas e recicláveis, etc. Graças à L’Oréal, uma nova forma de criar conquistou terreno.
Recentemente, o Grupo lançou a Seed Phytonutrients, uma nova marca de beleza que faz da responsabilidade ambiental a sua bandeira, e das sementes vegetais o seu principal ingrediente. Com um entusiasmo contagiante, a Seed Phytonutrients deseja plantar as sementes da prosperidade, do bem-estar e da sustentabilidade para as próximas gerações. Impulsionada por Shane Wolf, diretor-geral de Marcas da L’Oréal e detentor de uma sólida cultura agrícola, a Seed Phytonutrients fixou como meta restabelecer a conexão entre a indústria de beleza e o trabalho com a terra. O ponto de partida desse processo é a relação de confiança que a marca instaurou com os fazendeiros. Em vez de recorrer aos fornecedores tradicionais, a Seed Phytonutrients adquire seus ingredientes junto a pequenas famílias de produtores que praticam a agricultura orgânica, plantando e colhendo exclusivamente para a marca. Um compromisso concreto assumido pela empresa, que se traduz no pagamento antecipado de toda a produção, independentemente do rendimento da colheita. Graças a essa parceria ganha-ganha, os agricultores podem reinvestir em suas instalações e planejar as futuras colheitas com mais serenidade. Essa mudança de paradigma na relação entre os agricultores e a indústria de beleza objetiva dar apoio financeiro aos fazendeiros que optam pela agricultura orgânica.

Estée Lauder
O Grupo Estée Lauder anunciou seus planos em favor da defesa do meio ambiente. Para começar, 75% a 100% de suas embalagens serão recicláveis, recarregáveis ou reutilizáveis até 2025. Outro bom exemplo de contribuição é a iniciativa da marca Aveda, que desde 1999 arrecadou mais de 60 milhões de dólares graças à venda das velas Aveda Light the Way. Com o auxílio da Greengrants Funds, a totalidade das receitas geradas pela venda desses produtos foi destinada ao abastecimento de água potável para mais de um milhão de pessoas ao redor do mundo.

“Feel Good, Act Good”, explica Pierre Fabre.
Do campo ao corpo

O Grupo Pierre Fabre e a Klorane Botanical Foundation desenvolvem um ambicioso programa decenal: a plantação de 70 mil árvores para criar a Grande Muralha Verde, imenso corredor vegetal com 15 km de extensão que atravessa a África de leste a oeste, indo de Dacar a Djibuti. A ideia dos iniciadores do projeto é lutar contra o ressecamento do solo por meio do reflorestamento. Os resultados mostram que a vegetação já ocupa mais de 40 mil hectares. A Grécia é outro país beneficiado por essa política: depois dos terríveis incêndios que assolaram o país, 10 mil mudas de oliveiras foram oferecidas a uma comunidade do Peloponeso. O que não faltam são exemplos!
Empenhada em reduzir sua pegada de carbono, a marca Klorane, pertencente ao Grupo Pierre Fabre, privilegia os circuitos curtos. A título de exemplo, sua linha cult à base de centáurea-azul oferece rastreabilidade total, sendo cultivada segundo métodos de agricultura orgânica em um raio de 50 quilômetros no sul da França: o processamento é realizado em Gaillac, o trabalho de P&D é desenvolvido em Toulouse e a fabricação é feita em Castres. Uma proeza e tanto!

Yves Rocher
Há 60 anos, Yves Rocher criou o conceito de Cosmética Vegetal em La Gacilly, sua cidade natal, na região francesa de Bretanha. Seu modelo de beleza pioneiro, fruto de profunda paixão pela Natureza, sempre esteve a serviço da mulher. O Grupo defende uma beleza engajada, autêntica, natural, responsável e generosa.
Cada uma dessas empresas está revolucionando o futuro da indústria de cosméticos. O paradigma da beleza está em plena transformação.