Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Laurence Bacilieri

“Fazer o bem para se sentir bem” e indústria da beleza

A experiência "Do Good, Feel Good" é uma velha conhecida dos psicólogos: quanto mais fazemos o bem à nossa volta, mais nos sentimos bem. Hoje, esse fenômeno ganhou o universo da beleza e, sobretudo, o planeta. Nos últimos anos, várias iniciativas filantrópicas marcaram os espíritos: por exemplo, a contribuição da Estée Lauder para o combate ao câncer de mama e a iniciativa da M.A.C., que em 2019 está festejando os 25 anos do batom Viva Glam, cujas vendas já arrecadaram 500 milhões de dólares destinados à Aids Fund.

Confira a seguir as ações motivadas pelo princípio "Do Good, Feel Good" desenvolvidas por quatro grandes nomes da indústria de beleza.

JPEGA L’Oréal vem atuando há mais de 20 anos em favor do desenvolvimento sustentável, da ecologia e da economia circular. A marca adotou um novo modo de atuação com seu programa "Sharing Beauty with All", que abrange 14 princípios essenciais, entre os quais a diminuição dos gases de efeito estufa, a redução do consumo de água, o uso de embalagens recicladas e recicláveis, etc. Graças à L’Oréal, uma nova forma de criar conquistou terreno.
Recentemente, o Grupo lançou a Seed Phytonutrients, uma nova marca de beleza que faz da responsabilidade ambiental a sua bandeira, e das sementes vegetais o seu principal ingrediente. Com um entusiasmo contagiante, a Seed Phytonutrients deseja plantar as sementes da prosperidade, do bem-estar e da sustentabilidade para as próximas gerações. Impulsionada por Shane Wolf, diretor-geral de Marcas da L’Oréal e detentor de uma sólida cultura agrícola, a Seed Phytonutrients fixou como meta restabelecer a conexão entre a indústria de beleza e o trabalho com a terra. O ponto de partida desse processo é a relação de confiança que a marca instaurou com os fazendeiros. Em vez de recorrer aos fornecedores tradicionais, a Seed Phytonutrients adquire seus ingredientes junto a pequenas famílias de produtores que praticam a agricultura orgânica, plantando e colhendo exclusivamente para a marca. Um compromisso concreto assumido pela empresa, que se traduz no pagamento antecipado de toda a produção, independentemente do rendimento da colheita. Graças a essa parceria ganha-ganha, os agricultores podem reinvestir em suas instalações e planejar as futuras colheitas com mais serenidade. Essa mudança de paradigma na relação entre os agricultores e a indústria de beleza objetiva dar apoio financeiro aos fazendeiros que optam pela agricultura orgânica.

JPEGEstée Lauder
O Grupo Estée Lauder anunciou seus planos em favor da defesa do meio ambiente. Para começar, 75% a 100% de suas embalagens serão recicláveis, recarregáveis ou reutilizáveis até 2025. Outro bom exemplo de contribuição é a iniciativa da marca Aveda, que desde 1999 arrecadou mais de 60 milhões de dólares graças à venda das velas Aveda Light the Way. Com o auxílio da Greengrants Funds, a totalidade das receitas geradas pela venda desses produtos foi destinada ao abastecimento de água potável para mais de um milhão de pessoas ao redor do mundo.

JPEG“Feel Good, Act Good”, explica Pierre Fabre.
Do campo ao corpo

O Grupo Pierre Fabre e a Klorane Botanical Foundation desenvolvem um ambicioso programa decenal: a plantação de 70 mil árvores para criar a Grande Muralha Verde, imenso corredor vegetal com 15 km de extensão que atravessa a África de leste a oeste, indo de Dacar a Djibuti. A ideia dos iniciadores do projeto é lutar contra o ressecamento do solo por meio do reflorestamento. Os resultados mostram que a vegetação já ocupa mais de 40 mil hectares. A Grécia é outro país beneficiado por essa política: depois dos terríveis incêndios que assolaram o país, 10 mil mudas de oliveiras foram oferecidas a uma comunidade do Peloponeso. O que não faltam são exemplos!
Empenhada em reduzir sua pegada de carbono, a marca Klorane, pertencente ao Grupo Pierre Fabre, privilegia os circuitos curtos. A título de exemplo, sua linha cult à base de centáurea-azul oferece rastreabilidade total, sendo cultivada segundo métodos de agricultura orgânica em um raio de 50 quilômetros no sul da França: o processamento é realizado em Gaillac, o trabalho de P&D é desenvolvido em Toulouse e a fabricação é feita em Castres. Uma proeza e tanto!

JPEGYves Rocher
Há 60 anos, Yves Rocher criou o conceito de Cosmética Vegetal em La Gacilly, sua cidade natal, na região francesa de Bretanha. Seu modelo de beleza pioneiro, fruto de profunda paixão pela Natureza, sempre esteve a serviço da mulher. O Grupo defende uma beleza engajada, autêntica, natural, responsável e generosa.
Cada uma dessas empresas está revolucionando o futuro da indústria de cosméticos. O paradigma da beleza está em plena transformação.

Laurence Bacilieri
Cosmetic Ressources

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Laurence Bacilieri

Laurence Bacilieri especializou-se na indústria de cosméticos, na qual atua há mais de 30 anos. Sua trajetória inclui experiências como jornalista para a imprensa especializada, consultora expert em beleza para um programa da televisão americana e consultora sênior para o Mintel Group. Titular de um MBA pela Universidade de Columbia, ela fala fluentemente o inglês e o francês.

Com um trabalho 100% focalizado no monitoramento dos mercados de cosméticos, Laurence Bacilieri criou a Cosmetic Ressources, escritório de consultoria em Marketing Intelligence especializado em beleza, novas tendências de produtos e conhecimento dos consumidores.

Laurence Bacilieri presta assessoria a empresas, ajudando-as a vencer os desafios no processo de desenvolvimento de produtos e marketing.

Site da agência:
http://cosmeticressources.org

Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
American Insights: As novas milionárias da beleza

Laurence Bacilieri
American Insights: As novas milionárias da beleza

Dizer que o mercado americano de beleza e cuidados pessoais está superaquecido - ou melhor, saturado - não é novidade nenhuma. Porém, um seleto grupo de pessoas tem conseguido remar contra a maré. Veja a seguir como algumas das mulheres mais ricas dos Estados Unidos conquistaram um sucesso fulgurante no setor de cosméticos. Serena (...)

+ informações

Seções