Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Lipotec - Lubrizol

Lipotec combate o estresse urbano

A vida moderna nos traz diversas vantagens e praticidades, como água corrente, eletricidade, automatização, medicina moderna e muitas oportunidades tanto na vida pessoal quanto na profissional. Mas também possui seus efeitos negativos como poluição, estresse, falta de sono, pouco contato com a natureza, etc.

Desde a Revolução Indústrial no século XVIII, o relacionamento dos seres humano com o meio ambiente mudou drasticamente, com a grande parte da população mudando-se para as cidades, a constante interação com a natureza tornou-se cada vez menor. Este fato desencadeou uma crescente desordem e inflamações da pele, como alergias e eczemas, o que nos leva a deduzir que a redução de exposição a natureza contribui para o aumento dos riscos de inflamações da pele.

Mas, como a vida moderna realmente muda nossa pele? Para responder essa pergunta, vamos voltar no tempo para 2008, quando um helicóptero do exército venezuelano sobrevoando a floresta amazônica encontrou uma pequena aldeia desconhecida não registrada no mapa. Alguns meses depois, uma missão médica científica chegou a esta área para descobrir um grupo de índios Yanomami, que viviam sem nenhum contato com o mundo exterior. Eles se mantiveram através da caça e colheita de frutas como seus ancestrais faziam a mil anos atrás. Isso representou uma oportunidade única para estudar seu universo bacteriano e compará-lo com o de indivíduos que vivem em ambientes urbanos modernos, para ver se há alguma ligação entre a microbiota e o risco de doenças inflamatórias atuais.

Observando a pele dos Yanomami, descobriu-se uma diversidade bacteriana jamais vista antes, rica em ácidos orgânicos, aminoácidos, vitaminas e vias bacterianas de Metano. Em comparação, a pele de um indivíduo que vive em um ambiente urbano, com práticas antimicrobianas mais altas, como o uso de antibióticos, produtos de limpeza e mesmo parto por cesariana, mostra uma diversidade de microbiota muito mais reduzida. De fato, descobriu-se que a diversidade bacteriana dos Yanomami é duas vezes maior que a das pessoas que vivem no mundo ocidental.

A microbiota cutânea pode fornecer funções vitais para a pele, como proteção contra patógenos, melhoria da função de barreira, modulação do sistema imunológico e nutrição da pele. A comunicação microbiota-pele ajuda a obter um equilíbrio ligado a uma pele saudável e mais protegida.

Inspirada pela história dos Yanomani, a Lipotec desenvolveu FENSEBIOME™ peptide, um novo heptapeptídeo que auxilia no fortalecimento da pele de pessoas expostas ao ambiente urbano, promovendo o equilíbrio e a diversidade da microbiota, bem como o aumento de bactérias benéficas, características de uma pele mais saudável em contato com a natureza. O novo ingrediente também ajuda de forma dupla a reforçar a função de barreira cutânea e prevenir a desidratação, um dos principais problemas das peles sensíveis.

A capacidade do peptídeo para modular o microbioma da pele foi avaliada em voluntários. Voluntárias urbanas aplicaram um creme contendo 1% de solução do peptídeo em braço e um creme placebo no outro, duas vezes por dia durante 7 dias. Um aumento na diversidade bacteriana foi observado na pele tratada, assim como um melhor equilíbrio da microbiota. O peptídeo FENSEBIOME™ peptide também ajudou a reduzir os níveis de TEWL, quando aplicado antes de induzir a irritação e avaliado 48 horas após o dano, com uma diminuição de 27,8%.

O ingrediente da Lipotec ajuda a estimular o próprio sistema de defesa da pele, favorecendo a presença de bactérias benéficas, melhorando sua resposta imunológica e a integridade da barreira física, como demonstrado in vitro.

O FENSEBIOME™ peptide pode ser incorporado em formulações com o objetivo de fortalecer a função de barreira cutânea e prevenir a desidratação, bem como em produtos de cuidado com a pele prebióticos e probióticos destinados a reforçar a pele urbana e sensível.

Agora podemos ter uma pele mais saudável, semelhante à dos nossos antepassados que viveram em contato mais próximo com a natureza.

© 2018 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Lipotec - Lubrizol

Fundada em 1987 em Barcelona, na Espanha, e adquirida em 2012 pela Lubrizol (Berkshire Hathaway Company), a Lipotec conquistou renome internacional como especialista em ingredientes ativos de alta tecnologia para cuidados da pele e dos cabelos.

Atuando como Centro de Expertise Mundial da Lubrizol no segmento de cuidados da pele, a Lipotec dedica-se à pesquisa, ao desenvolvimento e à produção de ingredientes ativos inovadores (peptídeos, extratos botânicos, moléculas sintéticas e biotecnológicas) e de sistemas de liberação controlada de cosméticos. O fruto desse trabalho é um extenso repositório de ingredientes ativos de comprovada eficácia que contribuem para o avanço contínuo da indústria de cosméticos. Cobrindo as mais variadas necessidades, muitos de seus produtos se tornaram sucessos comerciais, posicionando a Lipotec como um dos líderes de seu setor de atuação.

Website: www.lipotec.com

(Tradução: Maria Marques)

Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções