O fabricante suíço de perfumes e aromas Firmenich patenteou um método de extração que permite obter uma biomassa jamais usada anteriormente pela indústria de ingredientes naturais. Denominada Firgood, essa tecnologia inédita emprega unicamente a água contida nas células da biomassa. Uma vez aquecida por vibração eletromagnética, a água transporta os componentes odoríferos, produzindo o extrato puro final.

Tecnologia limpa

Segundo a Firmenich, a nova tecnologia, concretização dos avanços realizados em matéria de extração sustentável, oferece um impacto ambiental bem menor que qualquer outro método. Como não é usado nenhum solvente, as biomassas secas só necessitam ser umidificadas. Para completar, todo o processo de extração consome pouca energia, gerando resíduos limpos que são facilmente reaproveitados.

"Em total sintonia com os padrões de preservação ambiental, essa tecnologia de ponta constitui uma revolução no campo de ingredientes naturais para a indústria de cosméticos e perfumes, pois abre novos horizontes de criação que até hoje não tinham sido explorados", afirma Gilbert Ghostine, CEO da Firmenich.

Para implementar o método, a Firmenich desenvolveu uma ferramenta industrial em seu centro de excelência para ingredientes naturais, situado na cidade de Grasse, na França.

"Conseguimos transpor os resultados obtidos no laboratório e na fábrica piloto para duas linhas industriais, gerando uma capacidade de produção que vai desde algumas centenas de quilos até várias toneladas de extratos primários", explica Boet Brinkgreve, presidente da divisão Ingredientes.

Três extratos inéditos

Graças à tecnologia Firgood, já foi possível adicionar três extratos naturais à paleta de ingredientes da Firmenich: um extrato de pera, um extrato de gengibre e um extrato de pimentão verde.

Nos próximos meses, dez outros ingredientes devem entrar para a lista, seguindo-se uma série de lançamentos para os setores de perfumes e de aromas.

A exemplo da tecnologia Symtrap desenvolvida pela Symrise, esse tipo de inovação amplia a paleta disponível para formuladores, entre os quais perfumistas, agregando ingredientes naturais até então inéditos e abrindo perspectivas de novas experiências sensoriais e avanços para o segmento de cosméticos, em benefício do consumidor.