A plataforma de colágeno recombinante de origem não animal da Evonik já está disponível em escala comercial. A marca Vecollan representa um colágeno solúvel de alta pureza produzido via fermentação. Sua estrutura de tripla hélice que mimetiza as propriedades do colágeno natural o torna adequado para uso em aplicações na área da saúde nos setores médico, farmacêutico, de cultura celular e tecidos, dentre outros.

Vecollan é a mais recente adição ao plano de soluções avançadas da Evonik para a indústria de dispositivos médicos, complementada pela prestação de serviços de aplicação, desenvolvimento e fabricação em seus centros de aplicação em dispositivos médicos em Birmingham, Alabama (EUA), Darmstadt (Alemanha) e Xangai (China). O processo de produção tendo como base a fermentação, desenvolvido em conjunto com a Creavis, a unidade de inovação da Evonik, potencializa a plataforma de biotecnologia da divisão de life sciences Nutrition & Care da empresa. A divisão pretende aumentar a sua participação em soluções avançadas dos atuais 20% para mais de 50% até 2030.

Materiais de próxima geração, como o nosso colágeno, inspiram a criação de aplicações médicas novas e mais seguras que, antes, provavelmente não teriam sido viáveis. Estamos empolgados por poder disponibilizar esse biomaterial idêntico ao natural ao mercado em larga escala”, disse Maximillian Yeh, responsável pela linha de produtos Health Solutions na linha de negócios Health Care da Evonik.

O colágeno é uma proteína encontrada em ossos, músculos, pele e tendões. Ele forma uma armação que fornece força e estrutura. O colágeno de origem animal, atualmente a principal fonte de colágeno usada em aplicações nos setores farmacêutico e de “life sciences”.

De acordo com a Evonik, o Vecollan, como material idêntico ao natural, pode reagir de maneira confiável, com células e tecidos e ser prontamente absorvido ou remodelado pelo corpo. Essa forma de colágeno de alta pureza é produzida sob condições controladas com precisão, o que garante que o produto é seguro, sustentável e escalável.

Nosso colágeno Vecollan é altamente ajustável e customizável em relação a diferentes formas de produtos como hidrogéis, esponjas ou tintas para apoiar os projetos de desenvolvimento dos nossos clientes. Seja para aplicações na medicina regenerativa, na engenharia de tecidos, na dermatologia estética ou no setor odontológico, estamos comprometidos em encontrar a melhor solução para os nossos clientes”, disse Andreas Karau, responsável global por biomateriais na linha de negócios Health Care da Evonik.