Enquanto as vendas de perfumes ficaram estáveis no ano passado, os produtos para pele e maquiagem puxaram o crescimento do mercado de cosméticos de prestígio nos Estados Unidos, segundo informa a agência de pesquisas The NPD Group. Os artigos de maquiagem para os olhos foram particularmente beneficiados pelo crescente interesse dos consumidores por produtos menos convencionais.

Num cenário marcado pelo dinamismo do segmento prestígio [1] nos Estados Unidos (crescimento de 5% em 2013 em comparação com o ano anterior), os produtos de maquiagem registraram uma bela ascensão (7%), com destaque para a venda de produtos para os olhos, que cresceu 9%, representando a soma de 1,1 bilhão de dólares.

Longa duração sustenta as vendas

"A maquiagem para olhos caiu no gosto dos consumidores americanos, que querem ter no necessaire artigos que ofereçam um diferencial em relação aos produtos de beleza habituais", afirma Karen Grant, vice-presidente e analista industrial sênior no The NPD Group Inc. "Ultimamente, temos observado um crescimento dos produtos menos convencionais, como os produtos para sobrancelhas, que têm registrado um acentuado crescimento. Nos principais segmentos do mercado de maquiagem para olhos, os produtos que prometem melhores resultados são os que mais impulsionam as vendas".

Por exemplo, os produtos multifuncionais (+9%), produtos para dar volume (+11%) e produtos de longa duração (18%) contribuíram para estimular o crescimento das vendas de rímel no segmento prestígio em 2013. Quanto aos eyeliners, o crescimento foi impulsionado principalmente por lápis para olhos (+7%), produtos de longa duração (+11%) e produtos à prova d’água (+10%). "Um dos aspectos mais procurados em toda a categoria de maquiagem para os olhos é a longa duração: observamos um crescimento na venda dos produtos para sobrancelhas e das sombras que oferecem esse diferencial – de +21% e 9%, respectivamente", ressalta a agência de pesquisas de mercado.

Aumento dos preços

Globalmente, no segmento prestígio o preço médio dos produtos de maquiagem para olhos subiu 3% no ano de 2013 em comparação com 2012. Os artigos que registraram maior aumento do preço médio de venda foram as sombras (+6%), os produtos para sobrancelhas (+4%) e os eyeliners (+3%). Em todos os segmentos, com exceção do rímel, os produtos de longa duração apresentam preço médio de venda superior ao dos produtos equivalentes.

"Na sociedade atual, a durabilidade da maquiagem é um critério importante para as consumidoras de produtos de beleza. Elas desejam realçar os olhos sem precisar retocar toda hora e estão dispostas a pagar mais para obter esse resultado", acrescenta Karen Grant. "Se é verdade que os olhos têm a capacidade de falar sem usar palavras, a função da maquiagem para os olhos é aumentar o som".

.