A Asquan apresentou o Essential Push Button Tottle, dispositivo recarregável com capacidade de 30 ml, equipado com uma "mola" integrada que é responsável por liberar o produto quando o usuário aperta a extremidade da frasnaga (ou tottle). O orifício do bico está disponível em dois tamanhos (1,2 mm e 2 mm), o que torna o sistema compatível com uma grande variedade de fórmulas de diferentes viscosidades. A unidade de refil frasnaga + bico pode ser encaixada e retirada do estojo externo com gestos simples e intuitivos.

A embalagem é inteiramente fabricada em PP, exceto o bico, produzido em TPE. O estojo externo e a tampa são compatíveis com diversas técnicas de decoração, em particular metalização a vácuo, serigrafia, soft touch e pulverização.

A Berlin Packaging lançou o Airglass Jar, uma coleção de potes airless recarregáveis. Fabricados em vidro, eles estão disponíveis nos formatos 30 ml e 50 ml. A proposta é que o consumidor reutilize a embalagem, recarregando-a com o produto sem nenhuma dificuldade.

Além do vidro, os potes contêm peças em PP e PETG e podem ser inteiramente desmontados, permitindo que o consumidor recicle cada componente separadamente.

Premiado em 2021 pela Associação Italiana de Design (ADI, Associazione per il Designo Industriale), o dispensador airless de papelão desenvolvido pela Lumson oferece uma alternativa mais leve e mais ecológica que os sistemas que utilizam plásticos, vidro ou alumínio.

Concretamente, o XPaper é uma tecnologia airless com sachê interno protegido por um revestimento externo de papelão. Ao ser pressionado, o sachê libera uma dose precisa de produto, sem reintrodução de ar na embalagem. A tecnologia airless com sachê garante um nível máximo de conservação e higiene para fórmulas de maquiagem e cuidados da pele. Quando o produto acaba, o consumidor pode facilmente separar os componentes de plástico e de papelão e reciclá-los da forma apropriada.

A Mktg Industry continua apostando no uso de papelão. Nesta edição do Cosmopack, a empresa apresentou soluções de embalagens recarregáveis para batons e produtos em bastão.

A coleção ecológica de embalagens recarregáveis da empresa italiana ganhou dois novos artigos: Lipstick GEA REFILL e Sticks GEA REFILL, que apresentam uma base em papelão/papel, um mecanismo interno de plástico, um anel também de plástico (fácil de retirar e trocar) e uma tampa de papelão/papel. Ao todo, a redução de materiais plásticos é de 75%.

Segundo a Mktg Industry, "com esse sistema recarregável extremamente fácil de usar, é possível separar o mecanismo de plástico que contém a fórmula e substituí-lo por um novo, vendido à parte".

A MYC Packaging Innovation}} apresentou uma embalagem para máscara de cílios com design inteligente, aliando sustentabilidade e luxo.

O Refill Me mascara é uma embalagem para rímel de alto padrão que pode ser reutilizada e recarregada indefinidamente, graças a um sistema intuitivo de refil: quando o produto acaba, basta retirar a tampa, desrosquear o anel de fixação, tirar o cartucho vazio e inserir um novo. Aliás, o cartucho vazio é reciclável. O sistema convém não apenas a embalagens de rímel, como também a produtos para cílios e sobrancelhas, além de poder ser facilmente adaptado a produtos para os lábios e para o rosto.