Empresa sediada em Barcelona e especializada na confecção de embalagens para o setor de beleza, a Quadpack mobilizou sua expertise no desenvolvimento de elementos de madeira, aliando-se à Aptar, especialista da fabricação de mecanismos para batons. Juntas, as duas companhias desenvolveram um batom recarregável com o intuito de dar um passo a mais rumo à sustentabilidade dos produtos de maquiagem, mas sem renunciar ao alto nível de sensorialidade do produto.

Minimizar o impacto ambiental

Com o nome de Iconic Woodacity, o novo batom foi desenvolvido com o objetivo de gerar o mínimo de impacto ambiental e o máximo de interesse por parte das consumidoras. O produto associa o mecanismo Iconic, criado pela Aptar, a uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela Quadpack: Woodacity, cuja particularidade é utilizar unicamente madeira como matéria-prima.

Isento de POM, cola ou lubrificante, o mecanismo da Aptar confere maciez, constância e precisão à rotação do tubo, garantindo que o acionamento da bala seja suave durante toda a vida útil do produto. Segundo a empresa, o mecanismo é confiável e compatível com a maioria das linhas de enchimento, sem necessidade de ajustes. Sua qualidade é reconhecida pelas principais marcas de maquiagem do mundo.

O mecanismo, fixado em um tubo de alumínio, fica posicionado num estojo monomaterial de madeira, desenvolvido e fabricado sob medida pela Quadpack. Produzido inteiramente em madeira de freixo com certificação de manejo florestal sustentável, o estojo abre e fecha com um gesto intuitivo. O sistema patenteado "Solo Twist" tem a forma oval por dentro, garantindo que a tampa possa ser travada automaticamente com apenas um quarto de volta. "O sistema de rotação difere dos fechos de encaixe geralmente presentes nos batons, criando um gesto inédito e divertido", explica a Quadpack em um comunicado.

O batom pode ser recarregado com extrema facilidade: tudo o que a consumidora precisa fazer é retirar o mecanismo usado e encaixar o refil. Aliás, é possível usar várias recargas de cores diferentes com um mesmo estojo, reduzindo ainda mais o impacto da embalagem.

Um dos destaques do produto é o acabamento de madeira, que confere ao conjunto um toque natural e uma dimensão sensorial exclusiva.

Fabricação 100% europeia

Todos os elementos da embalagem são fabricados e montados na Europa. O mecanismo é produzido pela Aptar beauty + home em sua unidade de Chavanod, na França (anteriormente conhecida como Aptar Reboul). Aliás, nessa fábrica, que utiliza energias renováveis, 95% dos resíduos do processo industrial são reutilizados ou reciclados.

O estojo de madeira – com certificação PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) ou FSC (Forest Stewardship Council), disponível mediante solicitação – é produzido na fábrica da Quadpack especializada em madeira, situada na Catalunha, Espanha. A unidade dispõe de uma caldeira de biomassa que converte os resíduos da produção em energia.

O batom Iconic Woodacity será comercializado tanto pela Aptar como pela Quadpack.