Lançada no Reino Unido em setembro de 2022, a gama de cuidados da pele STELLA, da marca de luxo Stella McCartney, tem como base uma visão da beleza que associa natureza, eficácia e sustentabilidade, buscando oferecer benefícios tanto para a pele como para o planeta. A linha apresenta três produtos, disponíveis em diversos tamanhos: a loção purificadora Reset, o sérum Alter-Care e o creme hidratante Restore, todos com fórmulas veganas que contêm no mínimo 99% de ingredientes de origem natural. A rastreabilidade é de 85% em relação ao país em que foram obtidos os ingredientes e de 15% em relação ao continente que os forneceu. O objetivo é que, no longo prazo, seja possível identificar o país de origem de 100% dos ingredientes.

As embalagens recarregáveis e recicláveis foram desenvolvidas segundo um processo de ecodesign, com a finalidade de reduzir em pelo menos um terço a pegada ambiental.

Vidro reciclado

Para atender aos critérios estéticos e aos padrões de sustentabilidade que a Stella McCartney desejava dar aos frascos e potes, a Bormioli Luigi criou um vidro cuja composição contém até 15% de material reciclado.

Em 2023, para reforçar ainda mais seu compromisso com o design ecológico, a marca Stella McCartney pretende utilizar as soluções industriais da Bormioli Luigi a fim de oferecer embalagens que contenham até 40% de vidro reciclado.

"O grande desafio foi garantir que a abertura tivesse o menor tamanho possível, que a profundidade do pote ou frasco permitisse instalar facilmente o refil e, por fim, que o sistema de bomba pudesse ser rosqueado", ressalta o fabricante italiano.

Uma embalagem, duas funções

Embora todas as embalagens tenham sido desenvolvidas para funcionar com refil, o sérum Alter-Care e o creme hidratante Restore são equipados com sistemas de recarga que podem ser usados separadamente como embalagem para transportar o produto numa viagem, por exemplo.

Isso significa que o novo design oferece duas funções:

- O uso do refil de forma independente, graças à cápsula de liberação do produto que facilita a manipulação e é equipada com um sistema de vedação para o transporte.

- O produto completo, composto do refil e de sua embalagem de vidro, com sistema de bomba airless que permite utilizar a fórmula até a última gota.

O refil é produzido pela Texen a partir de uma película multicamadas decorada e reciclável, que forma a barreira necessária e ideal à proteção das novas fórmulas. Essa recarga é fabricada usando fontes renováveis com certificação ISCC+, principalmente resíduos de madeira com cálculo do balanço de massa.

Segundo a marca, quando o refil é usado com a embalagem de vidro, a primeira recarga reduz em um terço o impacto ambiental do produto; já a segunda recarga reduz o impacto pela metade. Quando o refil é usado separadamente, o impacto para as mudanças climáticas diminui em dois terços.

Todos os componentes da embalagem são recicláveis. No final de vida útil, o sachê e a tampa integram as suas respetivas vias de reciclagem, enquanto o sistema de bomba e o frasco ou o pote podem ser reutilizados indefinidamente.