O objetivo de promover a transição ecológica das embalagens de luxo vem se concretizando em diversas possibilidades de design sustentável que, considerando as inovações apresentadas, apostam na escolha de materiais ambientalmente responsáveis, na oferta de opções de refil, em novas rotinas de beleza e na capacidade de adaptação do consumidor. Mas é bom ressaltar que, em hipótese alguma, esses esforços impedem a busca contínua de rituais e sensações que só o luxo pode oferecer.

Facilitar o refil

Entre as soluções de ponta, a oferta de refil vem conquistando diversas categorias de produtos, com formatos cada vez mais eficazes, tanto pela praticidade como pela facilidade de reciclagem. Seja nos perfumes, nos cuidados da pele ou nos produtos de maquiagem, os recipientes recarregáveis assumem as mais variadas formas.

Para a Qualipac (Grupo Pochet), a opção de refil chegou na forma do novo pote Malti, que alia uma seleção de materiais recicláveis e reaproveitados - como madeira, vidro e alumínio - a fim de personalizar a tampa, o recipiente interno ou até o próprio pote, graças a uma interface desmontável de plástico.

No estande da Stoelzle, o pote de vidro recarregável Perpetuel, desenvolvido em colaboração com a Technicaps para integração do refil, oferecia uma bela ilustração de inovação nessa área. Para traduzir esse conceito, a empresa do setor de vidros apresentou também uma coleção de dez frascos recarregáveis realizados para a linha de eaux de parfum Dries Van Noten. Entre outras características, os frascos são equipados com um mecanismo de fecho invisível e um sistema exclusivo para desrosquear a tampa. A bomba é destravada com a ajuda de uma chave fornecida com o frasco de refil.

O uso de vidro na embalagem externa ou até no recipiente interno é também a aposta da Heinz Glas, que lançou o conceito All4One, inteiramente realizado com esse material. O pote apresenta quatro insertos intercambiáveis, selecionados em função da aplicação ou da fórmula utilizada (perfume, loção, emulsão ou base facial). O produto está disponível em vidro transparente, PCR, cores ou opala.

Para o segmento de cuidados da pele, a Albéa apresentou o Twirl, pote recarregável para cosméticos com um sistema prático e intuitivo que simplifica o ritual de beleza. A Aptar, por sua vez, modernizou a solução airless premium Gaia, que ganhou um novo sistema no qual o refil é ejetado pelo fundo do pote, tornando a troca mais rápida e intuitiva.

Quanto à LabLabo, a coleção Baïa Refill reúne frascos de vidro airless recarregáveis, equipados com um sachê de PE ou de alumínio. Uma vez desmontados, é possível reciclar os elementos.

O vidro também está presente nas embalagens airless da Berlin Packaging Premi Industries, que apresentou o Airglass Jar, nova solução recarregável equipada com um mecanismo inovador: o consumidor pode recarregar o pote seguindo um passo a passo simples e prático, retirando e enchendo um refil de vidro a partir de um frasco em PP.

Para dar ainda mais sustentabilidade às novas fórmulas sólidas, [a Superga Beauty decidiu apostar no Stick ReUse, embalagem recarregável monomaterial desenvolvida pela Cosmogen para o Hyalustick Serum->https://www.premiumbeautynews.com/en/superga-beauty-introduces-a-solid,20924], produto de cuidados anti-idade em bastão.

E por falar na Cosmogen, a empresa continua ampliando sua oferta de aplicadores e incentivando o reúso. A bisnaga Tense, que vem fazendo sucesso entre as marcas, é equipada com um aplicador/massageador em zamak, que pode ser desmontado e reutilizado com uma nova bisnaga. Atualmente, a empresa disponibiliza cinco versões desses aplicadores móveis, a fim de proporcionar diferentes sensações e efeitos (descongestionar, suavizar, relaxar etc.). Da mesma forma, a solução Fresh ReUse, composta por um pad rosqueado em metal que também pode ser transferido para uma nova bisnaga, ganhou mais opções de aplicadores.

Na categoria maquiagem, a Aptar , em colaboração com a Quadpack, apresentou o Iconic Woodacity, batom recarregável com estojo de madeira.

No caso de embalagens maiores para produtos de higiene e beleza, o refil ecológico e reciclável Pin Pack, fabricado pela Pinard Beauty Pack, ampliou seu leque de opções e hoje oferece capacidade de 250 ml e 1 litro, além do tradicional frasco de 500 ml. Todos os formatos estão disponíveis em PET e RPET.

Em matéria de material

Para otimizar a reciclagem das embalagens, o grande destaque desta edição foram os recipientes de plástico em monomaterial, bem como materiais reciclados e recicláveis.

A Texen está lançando a gama Sweet Collection, que reúne um lipstick, um slimstick e um face stick. Os três são inteiramente fabricados em PP e, portanto, podem ir direto para a reciclagem. A Albéa também ampliou sua linha de embalagens monomaterial para o mercado de cuidados da pele, desenvolvendo um estojo compacto recarregável inteiramente em PP, sem nenhum material metálico. Por ser 35% mais leve que os estojos de plástico de tamanho semelhante e oferecer a possibilidade de refil, o impacto ambiental do produto é 53% menor após somente duas recargas.

Um ano depois do lançamento da primeira bomba monomaterial Future, a Aptar estendeu este conceito às cápsulas ON/OFF, desenvolvendo o Future Disc Top. Todo fabricado em polietileno e 100% reciclável, ele é especificamente destinado a produtos comercializados on-line e entregues por transportadoras.

Quanto aos materiais alternativos, a solução de bisnaga à base de papelão lançada pela Albéa já está disponível em frascos nas cores kraft e branco. Contendo pelo menos 50% de papelão com certificação FSC (sem a tampa nem uma eventual bomba), a estrutura contribui para diminuir a quantidade de plástico da embalagem, reduzindo, portanto, a pegada de carbono.

Por fim, para conferir um toque suave de papel a recipientes de plástico ou vidro, a Sleever criou a solução de decoração sustentável Matt Velvet. Essa etiqueta Sleeve, além de não interferir com o processo de reciclagem, contém no mínimo 30% de PCR.

O vidro ganha espaço

Nobre, reciclável e compatível com todos os tipos de fórmulas, o vidro vem conquistando um número crescente de categorias de produtos, graças ao desenvolvimento de novas soluções.

A Aptar pela primeira vez associou esse material a sua tecnologia airless, criando o Airless Glass, embalagem inteiramente reciclável que estará disponível em 2023. O uso de vidro estirado contribui para reduzir a emissão de carbono do produto, além de diminuir o peso.

No segmento de maquiagem, o fabricante Premi aposta na coleção Makeup in Glass para aplicação em diversos tipos de produtos, como gloss, rímel, delineador e muitos outros. A linha apresenta frascos de 5 ml e 10 ml, todos com gargalo rosqueado, aos quais é possível adaptar diversos acessórios.

A Heinz Glas, em colaboração com a Geka, apresentou a linha Clove, que reúne frascos de vidro para rímel com diferentes opções de acabamento, escovas e fechos. Com uma estratégia semelhante, a Pochet deu destaque ao elegante e escultural frasco de vidro realizado para o rímel Le 8 Hypnose, da Lancôme. Já no estande da Bormioli Luigi, as soluções recarregáveis destinadas a produtos de maquiagem foram o centro das atenções.

Por fim, a Heinz Glas, que este ano celebra seu 400° aniversário, optou pelo caminho da audácia, afirmando que o defeito é perfeito. Mais que uma simples rima, os frascos e potes da coleção Not a Mistake ostentam pequenas imperfeições (fundo irregular, costuras visíveis, bolhas de ar, por exemplo), transformando-se em elementos de design que refletem a atual tendência de retorno à autenticidade.

A beleza do gesto

O trabalho em torno de temas como sensorialidade, tecnicidade e personalização do ritual de aplicação é uma tônica constante nas pesquisas de soluções premium.

Na qualidade de especialista do setor, a Cosmogen, em busca de maior personalização da aplicação, recorreu à tecnologia de impressão 3D em metal, ainda inédita no universo dos cosméticos, para oferecer diversas opções de texturização nos aplicadores que acompanham a bisnaga Fresh, especialmente desenvolvida para cuidados dos lábios e do contorno dos olhos.

No âmbito de parcerias de desenvolvimento com diversas marcas, a Texen Beauty Partners trabalhou em colaboração com renomadas empresas de formulação para lançar quatro acessórios inovadores, posteriormente patenteados. O objetivo dessa iniciativa era buscar a perfeita harmonia entre a embalagem, o aplicador e a fórmula, criando novas possibilidades para a maquiagem dos cílios:

 Twice Eyes, uma escova que, ao girar a partir da haste, forma diferentes ângulos a fim de alcançar todos os cílios. Esse ajuste torna o gesto de maquiagem mais preciso, possibilitando, por exemplo, o acesso aos cílios mais finos presentes nos cantos dos olhos.
 Lash up roller, que traz a promessa de disciplinar, definir, maquiar e até reforçar os cílios, graças a uma fórmula específica. Esse acessório apresenta dois rolos que delicadamente prendem a linha dos cílios, conferindo a eles uma forma encurvada.
 Multi intensity brush, pincel equipado com um sistema rotativo que controla o comprimento e a densidade do conjunto de cerdas, oferecendo muitas possibilidades de maquiagem. Assim, com um único pincel polivalente, é possível criar um visual completo de maquiagem.
 Multi-use pen, aplicador em cujo cabo é possível inserir um cartucho móvel de perfume, de produto de maquiagem, de cuidado da pele etc. O sistema airless elimina o risco de infiltração do produto no mecanismo, garantindo total higiene ao acessório.

Por último, no segmento de perfumes, a nova bomba Aqua Silk, da Aptar, foi desenvolvida para garantir difusão fina e homogênea de perfumes sem álcool. A fragrância se irradia da maneira mais gradual possível, criando um ritual envolvente.