A 55a edição do salão Cosmoprof Worldwide Bologna, gigantesco evento B2B dedicado à indústria mundial de cosméticos, já tem data marcada: da quinta-feira 21 ao domingo 24 de março de 2024.

Organização mais compacta

Contrariamente às edições anteriores, todos os espaços de exposição abrirão as portas simultaneamente no dia 21 de março. Os espaços Cosmopack, especializado em cadeias de abastecimento, e Cosmo Perfumery & Cosmetics, que reúne marcas de produtos disponíveis no varejo, poderão ser visitados unicamente durante três dias, fechando as portas no sábado 23 de março à noite. Por outro lado, os espaços Cosmo Hair e Nail & Beauty Salon, onde são expostos os produtos destinados aos circuitos profissionais (cabeleireiros, institutos de beleza, spas), permanecerão abertos durante quatro dias, fechando somente no domingo 24 de março.

Com o novo calendário, os organizadores levam em consideração as repetidas solicitações de inúmeros expositores e visitantes, principalmente estrangeiros, menos dispostos a participar do salão no domingo. Em compensação, os visitantes italianos interessados nos setores dedicados aos circuitos profissionais poderão participar do evento no domingo, um dia importante para eles.

"Ao modificar o formato do salão, estamos nos adaptando às novas necessidades do mercado", declarou Gianpiero Calzolari, presidente da BolognaFiere.

Segundo Enrico Zannini, Diretor-Geral do salão BolognaFiere Cosmoprof, não foram apenas os participantes estrangeiros que pediram a mudança nos dias de abertura. "As operadoras e os profissionais italianos também solicitaram que antecipássemos as reuniões de negócios com os fornecedores e parceiros para a quinta e a sexta", explicou ele.

Os organizadores consideram, além disso, que a abertura simultânea de todas as áreas de exposição facilitará a interação com proprietários e compradores que representam cabeleireiros e institutos de beleza interessados em novos produtos e contratos de private label.