Um dos objetivos fixados pela Chanel é melhorar a pegada ambiental de todas as suas linhas de produtos. Assim sendo, para decorar os novos frascos da gama Chance, a marca decidiu retirar a faixa de latão galvanizado e envernizado que circundava o frasco, substituindo-a por uma faixa de alumínio anodizado. Além da leveza, o alumínio oferece a vantagem de ser um dos metais que atualmente apresenta os melhores resultados em termos de reciclagem. A troca de material permite também evitar o uso de uma série de produtos químicos necessários ao processo de galvanização.

As novas faixas metálicas são produzidas na França pela empresa g.pivaudran, e em seguida são montadas pelas empresas francesas e italianas do setor de vidro que mantêm parcerias com a marca. "A mudança, ainda que invisível para o consumidor, veicula uma mensagem altamente simbólica por parte da Chanel: uma transformação ambientalmente responsável, sem ostentação, eficaz e concreta", explica a g.pivaudran em um comunicado.

A fabricação das faixas para os frascos da coleção Chance constituiu um verdadeiro desafio para os profissionais da g.pivaudran. As equipes precisaram mobilizar toda a sua expertise para criar uma faixa de alumínio extremamente fina (0,6 mm) que requer suprema delicadeza ao ser manipulada. A faixa acompanha a curva cilíndrica do frasco, sem perder o aspecto brilhante do material. Em razão da flexibilidade da faixa e da alta precisão da montagem automatizada, a realização do produto envolve uma grande complexidade.

AMaison Chanel dará início à comercialização dos novos frascos com a versão de 100 ml. Todos os outros formatos passarão a ser decorados com a faixa de alumínio anodizado a partir de 2024.

A g.pivaudran foi encarregada da produção das novas faixas para todos os formatos (35 ml, 50 ml, 100 ml e 150 ml) de perfumes.

"Graças à sólida expertise que acumulamos, dispomos do know-how necessário à criação de peças de alumínio das mais variadas formas e à montagem de diversos tipos de materiais, a fim de oferecer soluções adaptadas às necessidades atuais de nossos clientes. Ecológico por natureza, reciclável indefinidamente, leve e polivalente, o alumínio é nossa resposta à busca de um real valor agregado por parte das marcas de luxo", explica Marc Pivaudran, Presidente da g.pivaudran.