A Chanel acaba de dar um grande passo em favor da aliança entre o luxo e a responsabilidade ambiental. A marca francesa anunciou o lançamento de uma nova linha de produtos de beleza que associa fórmulas à base de ingredientes sustentáveis e embalagens mais ecológicas.

Extrato de camélia vermelha

A camélia vermelha (Camellia japonica), flor favorita de Gabrielle Chanel, é o elemento central da linha N°1. Selecionada por suas propriedades revitalizantes e anti-idade, a camélia é uma importante aliada na luta contra os primeiros sinais de envelhecimento.

Segundo a Chanel, o extrato de camélia vermelha previne o processo de senescência das células, o que faz com que a pele permaneça sadia por muito mais tempo.

As fórmulas da linha N°1 de Chanel contêm até 97% de ingredientes de origem natural, em conformidade com a norma ISO 16128.

Embalagens mais leves e sustentáveis

Com a nova linha de produtos, a marca francesa assume também um claro compromisso em matéria de responsabilidade ambiental de suas embalagens.

Graças ao design minimalista, foi possível reduzir em 30%, em média, o peso dos potes e frascos de toda a gama de produtos, e em até 50% o peso do pote de vidro do Crème Revitalisante. O uso de materiais recicláveis foi uma prioridade: 80% dos produtos da linha N°1 têm embalagem de vidro, e o pote de creme é recarregável.

Inversamente, o uso de plásticos foi reduzido, principalmente os descartáveis. O papel celofane e os folhetos impressos foram eliminados e substituídos por um QR code. Todas as tintas usadas na decoração dos vidros são orgânicas. Nas tampas, as tintas foram substituídas pelo uso de gravura nos moldes de produção.

Para completar, todas as tampas dos produtos da linha N°1 contêm materiais reciclados ou de origem orgânica.

O toque especial fica por conta da tampa do Crème Revitalisante, na qual foram usadas sementes de camélia. Essa inovação é fruto de uma colaboração firmada em 2018 entre a Chanel e a start-up finlandesa Sulapac.

Entre os produtos que compõem a nova linha da Chanel estão um sérum, uma loção, cremes para o rosto e para os olhos, um pó-espuma para a higiene da pele, um bálsamo para os lábios e as maçãs do rosto, uma base facial e uma fragrância.

A linha N°1 de Chanel já está disponível na loja on-line da marca, mas uma ampla campanha de lançamento terá início a partir de 15 de janeiro.