Para responder a essa tendência, a Beraca lança o Beracare CBA (Cannabinoid Active System), um novo composto ativo projetado para reduzir a atividade inflamatória e promover a produção de β-endorfina, um dos hormônios responsáveis por proporcionar uma sensação de bem-estar. De acordo com a empresa, o Beraca CBA é uma alternativa legal e segura ao óleo de CBD (Canabidiol), cujo uso em cosméticos não é autorizado em todos os países.

Resultado de mais de um ano de estudos, o ativo é derivado da biodiversidade brasileira. O Beracare CBA é um complexo de óleos amazônicos com altos níveis de terpenos e ácidos graxos insaturados - especialmente o ácido linoléico.

Uma das principais tendências do mercado da beleza é a busca por ingredientes naturais que proporcionem benefícios de bem-estar e cosméticos

"Estamos felizes em manter nosso pioneirismo com o lançamento de um produto 100% natural, brasileiro e legalizado. Embora o nome remeta ao Canabidiol, o Beracare CBA não possui nenhum componente da Cannabis sativa em sua fórmula", afirma Marianna Cyrillo, gerente de Comunicação e Marketing da Beraca.

Testes laboratoriais

De acordo com a Beraca, testes laboratoriais comprovam os múltiplos benefícios do Beracare CBA: ação anti-inflamatória, auxílio na reparação tecidual e sensação de relaxamento - sendo indicado, inclusive, às peles mais sensíveis.

Sob ação do Beracare CBA em microambiente inflamado, foi possível observar a diminuição de 55,4% dos níveis da interleucina IL-1β, e redução de 25,2% dos níveis da interleucina IL-6 nas culturas de células de pele humana submetidas a ação de agente que estimula a inflamação. Essas interleucinas estão relacionadas ao desencadeamento da sinalização inflamatória e esses resultados significam que o ingrediente possui ação anti-inflamatória e efeito protetor sobre a pele, explica a empresa.

Outro teste está relacionado ao bem-estar cutâneo. As culturas de células humanas sob estimulo do ácido lipoteicoico (o LTA, um agente inflamatório que provoca stress no tecido cutâneo), percebeu-se redução de 39,06% na fabricação de β-endorfina (neuropeptídio de grande poder analgésico). Porém, ao inserir o Beracare CBA, além de evitar essa diminuição, observou-se que, mesmo sob efeito do ambiente inflamatório, o aumento da produção desse componente foi de 92,9%, o que indica - de acordo com a Beraca - que o produto atua também na reparação tecidual.

"O Beracare CBA possui um gatilho de atuação semelhante ao CBD, porém, sem conter cânhamo (Cannabis sativa). Além disso, possui ácido linoleico, que facilita a absorção por todas as camadas cutâneas e é um princípio ativo poderoso dentro da tendência de mindfulness em produtos para a pele e, também, produtos para o couro cabeludo, tônicos, géis, séruns, cremes, sabonetes e loções", explica Tiago Cordeiro, responsável pela área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Beraca.