Se é benéfico para a pele pode também ser bom para o cabelo. Partindo desse princípio, muitos ingredientes usados em rotinas de skincare vêm se tornando mais presentes em fórmulas de haircare. “Essa migração tem acontecido graças ao aprofundamento de estudos acerca dos ativos. Com eles, pudemos descobrir que muitas propriedades conhecidas no skincare também auxiliam nos cuidados com os cabelos. Fornecedores também evoluíram suas pesquisas e conseguiram trazer estes ingredientes para o haircare, com alta qualidade e bom custo-benefício, fazendo com que se popularizem”, afirma Bruna Veneziano, diretora de marketing da Skala Cosméticos.

O ácido hialurônico é o caso mais emblemático, com lançamentos em diversas marcas, como na Simple Organic. “O ácido hialurônico é uma molécula naturalmente produzida pelo nosso organismo. Com o ganho da sua popularidade, passamos a reconhecê-lo como um ativo umectante poderoso, com alta capacidade de atrair e reter água na pele. Nos cabelos não é diferente. Ele age diretamente na regeneração dos fios, uma vez que protege as fibras capilares e evita que as cutículas se abram, promovendo brilho, proteção e hidratação intensa. Certas tendências vêm para ficar e o hialurônico é uma delas”, aponta Patrícia Lima, fundadora e CEO da marca.

Ácido hialurônico combinado a outros ingredientes

Além do hialurônico, a Simple Organic incorporou a niacinamida no xampu sólido Balance. “A niacinamida tem diversos benefícios nos cuidados capilares. O primeiro é o estímulo à circulação, que auxilia no crescimento do cabelo de forma saudável. Ela ajuda a reconstruir a queratina, perfeita para combater as agressões químicas e físicas que os fios sofrem diariamente. Por fim, sabemos do poder do ativo para tratar a pele ressecada, então ela pode ser um poderoso agente na aparência do couro cabeludo, promovendo hidratação e controle da oleosidade, reduzindo descamação e restaurando a elasticidade do fio”, explica Lima.

A L’Oréal Paris, que lançou em 2021 a linha Elseve Hidra Hialurônico, acaba de apresentar a Pure Hialurônico, que inclui ácido salicílico nas fórmulas. “A nova linha atua no cabelo com pontas ressecadas e raiz oleosa, então é por isso que temos esse duo de ativos. O ácido salicílico foca na oleosidade da raiz, fazendo uma microesfoliação que ajuda a remover as células do couro cabeludo, o deixando purificado, controlando a oleosidade e removendo impurezas. Já o ácido hialurônico atua na hidratação, sem pesar para comprimento e pontas”, diz Nathaly Martos, gerente de comunicação científica na L’Oréal Paris.

Ácido glicólico, rosa mosqueta e vitamina C

Com ação uniformizadora e antissinais na pele, o ácido glicólico surge em duas linhas da Keune Haircosmetics. “Ele pode ser utilizado para promover uma esfoliação química, estimulando a renovação celular, melhorando a oleosidade, caspa e aumentando a permeação de ingredientes ativos no couro cabeludo”, explica Pedro Henrique Guimarães, cosmetólogo e educador da marca.

“O Derma Peeling é um produto profissional para limpeza profunda do couro cabeludo. Nos fios, ele ajuda no selamento cuticular, aumentando o brilho da fibra capilar e a retenção de água, deixando o fio mais resistente ao calor das ferramentas térmicas. Associado a outros ativos, como a creatina, o ácido glicólico tem ação antiquebra, o que pode ser percebido em nossa linha Blonde Savior, pensada para cabelos danificados por procedimentos químicos”, cita Guimarães.

O óleo de rosa mosqueta é outro ingrediente que surgiu recentemente no cuidado capilar. A Widi Care introduziu o ativo em sua máscara de hidratação Super Poderosas. “Assim como na pele, a rosa mosqueta também tem poder regenerador e reparador na fibra capilar, além de proporcionar mais luminosidade, maciez, condicionamento e hidratação”, diz Jonathan Modesto, coordenador de marketing na marca.

A linha Expert Vitamina C e Colágeno Vegetal é lançamento da Skala. “A exemplo da pele, a vitamina C entra como um poderoso antioxidante, que previne a queda capilar e garante a proteção contra as agressões diárias. Também oferece brilho intenso e força ao cabelo, pois facilita o fechamento das cutículas, resultando em fios mais resistentes, hidratados, macios e com menos frizz”, afirma Veneziano. Ela diz que a marca pretende continuar trazendo ativos do skincare para os cuidados capilares e dá uma pista do que pode vir por aí: ácido retinol, que estimula a produção de queratina e colágeno do couro cabeludo, segundo a diretora de marketing da Skala.