Criada na Alemanha há mais de 350 anos – e presente no Brasil há um século – a Merck está em cerca de 65 países, atuando em três segmentos. A área de Healthcare foca no desenvolvimento e comercialização de medicamentos. Life Science fornece soluções para o processo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Já a área de Electronics produz e fornece materiais para a indústria de eletrônicos, incluindo também – até julho de 2025 – a divisão Surface Solutions, de pigmentos de efeito para aplicações diversas, até em cosméticos.

Francisco Veloso é diretor presidente da Susonity na América Latina

Há um ano, a Merck assinou um acordo de venda da unidade global de negócios Surface Solutions para a Global New Material International (GNMI), uma das maiores produtoras de pigmentos perolados do mundo, fundada em 2011 na China. A transação entre as companhias foi concluída, dando agora origem à nova Susonity.

A Susonity representa um novo capítulo estratégico para essa unidade de negócios. O novo nome reflete com mais clareza nosso compromisso com soluções sustentáveis, inovadoras e de alto desempenho para diversas indústrias, incluindo a de cosméticos. Essa identidade própria permite que a divisão opere com mais agilidade e foco em seu mercado específico, mantendo a excelência e o legado de inovação que sempre fizeram parte da Merck”, afirma Francisco Veloso, diretor presidente da Susonity na América Latina.

Com grande potencial, divisão se torna negócio independente e mais especializado

Ele explica que a criação da Susonity é parte de uma estratégia global da Merck de transformar divisões com grande potencial em negócios independentes e mais especializados e que a mudança é principalmente de posicionamento e identidade, mantendo as mesmas equipes e produtos.

Veloso assegura que a indústria de cosméticos seguirá tendo à disposição todos os pigmentos de efeito, fillers funcionais e ingredientes ativos da Surface Solutions, com marcas conhecidas por formuladores e fabricantes de produtos de beleza em todo o mundo, como RonaFlair®, Ronastar®, RonaCare®, Colorona®, Eusolex® e IR3535®.

Já a partir do mês de agosto, deve ser iniciada a integração de portfólios, com a incorporação de soluções da GNMI. “O core da nossa empresa são os pigmentos perolizados. Mas, com o início das atividades da Susonity como uma empresa solo, ganhamos mais flexibilidade e maior foco para a área de ativos. Então, esperamos que, em um futuro próximo, tenhamos novidades também no que diz respeito à área de ativos”, diz o executivo.

Ampliação do portfólio e expectativa de crescimento de até 10%

Segundo ele, a área de cosméticos representa atualmente uma fatia de 55% do negócio. “A ideia é que a divisão cosmética continue sendo forte dentro da empresa, como já é, e em termos de crescimento, nós esperamos algo entre 7 a 10% ao ano, decorrente especialmente da ampliação do portfólio.

Veloso afirma que o Brasil é um mercado prioritário para a nova Susonity, principalmente pelo protagonismo que o país apresenta no cenário da cosmética mundial. “Seguiremos investindo localmente e fortalecendo nossa presença e parcerias no país. Com identidade própria, teremos um foco ainda mais direcionado às necessidades da indústria cosmética brasileira e seguiremos entregando diferenciais sensoriais, visuais e funcionais para cocriar com as marcas nacionais soluções que encantem o consumidor e respeitem o planeta”, finaliza o diretor presidente na América Latina.