Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

SEPPIC associa ecodesign e texturas inovadoras

Na última edição do salão in-cosmetics, a SEPPIC apresentou novas fórmulas ecologicamente responsáveis, elaboradas no âmbito de um concurso interno entre laboratórios de várias regiões do mundo. O fornecedor também está lançando duas novas linhas de emolientes biodegradáveis, em colaboração com a Total Special Fluids.

Os cinco laboratórios Beauty Care da SEPPIC espalhados pelo mundo (Estados Unidos, Brasil, França e China) criaram oito novas fórmulas ecologicamente responsáveis. Essa colaboração tem como base os três compromissos definidos pela empresa em sua política de RSE [1]:

- diminuir o impacto ambiental;
- inovar de maneira sustentável;
- ter uma atuação socialmente responsável.

A título de exemplo, a SEPPIC elaborou fórmulas anidras altamente concentradas, a fim de reduzir o consumo de água no processo de acondicionamento e diminuir a pegada de carbono dos produtos:

- Featherweight. So concentrated! So Nice! é um creme redutor concentrado, que pode ser facilmente reconstituído, bastando adicionar um volume de água equivalente a 50%.
- Ação espumante concentrada. Adicionando água no último momento, é possível obter diversos produtos com poder espumante: gel para limpeza da pele, shampoo, etc.

No Brasil, o laboratório da SEPPIC apresentou o conceito Jugaad (termo indiano que designa a capacidade de fazer mais com menos). O kit traz três produtos detox minimalistas para o corpo, basicamente com a mesma composição: os mesmos seis ingredientes (sendo dois princípios ativos), aos quais foi acrescentado um ingrediente por processo a frio, a fim de criar sensações de textura diferentes.

No campo da responsabilidade social, foram apresentadas duas fórmulas que ilustram o apoio dado pela empresa a projetos comunitários:

- Responsible Source Palm – Creme antipoluição. Creme formulado com princípios ativos que já receberam a certificação RSPO (Book & Claim) ou cuja certificação se encontra em andamento.
- Creme hidratante purificante – Inspiração "locavore" francesa. Formulado segundo o princípio "locavore", este creme utiliza ingredientes originários de regiões vizinhas ao laboratório de pesquisa da empresa situado em Castres, no sudoeste da França.

A SEPPIC apresentou também dois outros produtos: o Algae Spaghetti Make Up Remover, gel bifásico demaquilante que tem a forma de um espaguete verde, elaborado à base de Kombu Real (Laminaria saccharina) e extrato de alga castanha; e o Ecofriendly Deodorant, formulado para uso em spray, menos poluente que embalagens de aerossol.

Esse rápido panorama não deixa dúvidas sobre o vasto campo de possibilidades disponíveis para os formuladores que queiram conciliar ética e inovação.

Duas novas linhas de emolientes

No salão in-cosmetics 2016, a SEPPIC lançou também duas novas linhas de emolientes: EMOSMART e EMOGREEN. Destinadas a aplicações cosméticas, elas são produzidas pela Total Special Fluids por um processo patenteado de destilação e purificação, mas é a SEPPIC que se encarrega da comercialização.

Essas duas linhas de óleos (alcanos) são totalmente biodegradáveis e compatíveis com todos os tipos de óleos. Simples de usar, elas oferecem um variado leque de texturas.

Os produtos da linha EMOGREEN são inteiramente derivados da biomassa. Portanto, podem substituir óleos de silicone em formulações destinadas a consumidores em busca de produtos naturais que respeitem o meio ambiente.

V.G.
(Tradução: Maria Marques)

Observações

[1Responsabilidade Social e Ambiental

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

Recorde de público marca edição 2017 da FCE Cosmetique e FCE Pharma

As feiras FCE Cosmetique e FCE Pharma, que aconteceram entre os dias 23 e 25 de maio de 2017, receberam 15.400 visitantes e registrou um crescimento de 9%, em comparação com o ano anterior. Na cerimônia de abertura, Geraldo Alckmin, o Governador do Estado de São Paulo, destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento das (...)

+ informações
Palavra de especialista
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Laurence Bacilieri
O setor de Retail nos Estados Unidos: apocalipse ou evolução?

Nos Estados Unidos, o comércio varejista vem registrando uma queda contínua do faturamento. O setor está passando por profundas mudanças, com a falência de 3.500 lojas, sem falar nas dificuldades que têm enfrentado as redes Macys e Sears & K-Mart. A exemplo do setor bancário, os grandes protagonistas do varejo americano estão (...)

+ informações

Seções