A Lubrizol Life Science Beauty (LLS Beauty) lançou oficialmente um novo polímero, denominado Sensomer Tara [1]. Ingrediente filmogênico e espessante natural, multifuncional e biodegradável, ele foi apresentado pela primeira vez no salão in-cosmetics 2023, em Barcelona.

Segundo o fabricante, em concentração de 2% o novo ingrediente pode alcançar uma viscosidade de 40.000 mPa∙s, possibilitando a criação de fórmulas que proporcionam a sensação de textura mais densa, mais cremosa e mais sedosa em aplicações como hidratantes, protetores solares, condicionadores capilares, produtos para pentear e tinturas capilares.

Sensação de pele suave

A Lubrizol afirma que, quando usado em cuidados da pele, o Sensomer Tara confere um toque sedoso, sem aderência residual; sua textura cremosa facilita a aplicação e não apresenta aspecto fibroso.

Um teste cego [2] revelou que o polímero cria uma sensação mais suave e menos pegajosa no momento da aplicação, com redução da impressão de textura granulosa.

Segundo a Lubrizol, o Sensomer Tara oferece também sinergias com a goma diutana Kelco-Care, que aumenta o rendimento. Dessa forma, a emulsão adquire excelente estabilidade e viscosidade ainda maior.

Benefícios para a fibra capilar

Em condicionadores e tratamentos para o cabelo, o Sensomer Tara produz um efeito revitalizante para a fibra, além de oferecer uma textura lisa e fácil de aplicar.

Nos produtos para pentear, ele contribui para uma melhor fixação dos cachos e uma sensação mais intensa de suavidade do que a proporcionada pela goma guar. Além disso, tem ação antipoluição, impedindo que as partículas colem na fibra capilar.

Por fim, usado na formulação de tinturas, contribui para produzir um comportamento reológico isento de gotas, proporcionando uma experiência mais agradável ao consumidor.

Origem 100% natural

Extraído por um método inteiramente mecânico aplicado ao endosperma da semente de Tara (Caesalpinia Spinosa ou Tara Spinosa), o polímero Sensomer Tara obteve a certificação COSMOS, o que significa que seu uso convém a pessoas vegetalianas e não agride o microbioma. O ingrediente é altamente biodegradável (segundo a norma OCDE 301F), apresentando índice de origem natural de 100% (de acordo com a norma ISO16128).