Além da idade, os fatores habitualmente apontados como responsáveis pelo aparecimento de sinais de envelhecimento cutâneo são a exposição ao sol, o tabagismo e a poluição. No entanto, pode haver outros elementos em jogo, como revelam as pesquisas realizadas conjuntamente por pesquisadores que atuam no Center for Microbiome Innovation (CMI), da Universidade da Califórnia, em San Diego, e na divisão L’Oréal Recherche & Innovation. O microbioma cutâneo, composto por bactérias presentes na pele, talvez tenha um papel essencial no aparecimento (ou não) de rugas, linhas de expressão e pés de galinha.

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores analisaram os dados resultantes de 13 estudos sobre a saúde da pele realizados pela L’Oréal nos últimos anos, envolvendo mais de 650 mulheres com idade entre 18 e 70 anos. Baseados não apenas em dados clínicos relativos ao tecido cutâneo, os estudos incluíram também informações relativas à identificação e à classificação de bactérias. No âmbito das pesquisas, cujas conclusões foram publicadas na revista Frontiers in Aging, os cientistas evidenciaram uma "associação positiva" entre a diversidade do microbioma e as rugas que costumam surgir no canto externo dos olhos (pés de galinha); por outro lado, descobriram uma "correlação negativa" entre a diversidade do microbioma e a perda de água transepidérmica, ou seja, a quantidade de água que se evapora na superfície da pele – em geral quando a barreira cutânea sofre alterações devido ao envelhecimento cutâneo.

Micro-organismos de interesse

O estudo levou os pesquisadores a identificar vários biomarcadores que merecem ser investigados mais detalhadamente. Embora considerem prematuro deduzir uma relação de causa a efeito ou inferir dados que possam ser explorados a partir dos resultados do estudo, os cientistas conseguiram definir as próximas etapas desse trabalho, que conduzirá a uma melhor compreensão das relações entre microbioma cutâneo e envelhecimento da pele.

"Essa pesquisa revolucionária possibilitou a identificação de novos biomarcadores microbianos que influenciam o aparecimento dos sinais de envelhecimento, como rugas e pés de galinha. O estudo é um marco importante para desenvolvermos tecnologias que contribuam para garantir uma pele mais sadia e mais jovem. Teremos grande prazer em compartilhar os novos resultados assim que estiverem disponíveis, oferecendo à comunidade científica uma melhor compreensão sobre a questão do envelhecimento cutâneo e promovendo avanços que permitam desenvolver novas soluções para o cuidado da pele", comemora Qian Zheng, que atua para a L’Oréal como diretora da equipe Advanced Research para a América do Norte.

O atual foco das pesquisas é identificar os biomarcadores específicos do microbioma envolvidos no envelhecimento cutâneo.