Fruto do know-how da Evonik no campo de biotecnologias, colágenos e cuidados da pele, o Vecollage Fortify L [1] atende à demanda por colágenos veganos para uso em cremes anti-idade e hidratantes.

Colágeno sustentável de origem não animal

A Evonik explica que o lançamento do Vecollage Fortify L é um passo em direção à criação de uma plataforma dedicada a colágenos sustentáveis de origem não animal. A plataforma reunirá diversos tipos de colágenos veganos desenvolvidos pelas equipes internas da Evonik ou em colaboração com parceiros.

O Vecollage Fortify L é fruto de uma parceria com a empresa Modern Meadow Inc., especializada no desenvolvimento de proteínas derivadas de fermentação.

O novo ingrediente, fabricado a partir uma tecnologia de fermentação, atende à crescente demanda do mercado por colágenos veganos. "Nas últimas décadas, o colágeno passou a ser um ingrediente muito procurado pelos setores de cosméticos e dermatologia, em virtude de sua capacidade de melhorar a firmeza, a elasticidade e a hidratação da pele. Tradicionalmente, o colágeno é obtido a partir de fontes animais e marinhas, mas isso vem mudando por duas razões: por um lado, os consumidores cada vez mais procuram alternativas éticas e sustentáveis; por outro lado, as marcas desejam dispor de uma fonte de abastecimento contínuo", explica a Evonik em um comunicado.

Dupla ação de fortalecimento do colágeno

O colágeno sofre o impacto tanto de fatores intrínsecos, como o envelhecimento, quanto de fatores extrínsecos, como a exposição ao sol. Por meio de estudos in vitro, ex vivo e in vivo, foi possível comprovar que o Vecollage Fortify L mantém e reforça o colágeno da pele.

Segundo a Evonik, o ingrediente fortalece o colágeno da pele mediante duas ações: prevenindo a degradação causada pelo envelhecimento e estimulando a produção dessa substância.

"O futuro dos produtos de cuidado da pele inclui necessariamente o colágeno biotecnológico. As marcas já podem oferecer aos consumidores um colágeno idêntico ao da pele, obtido a partir de insumos sustentáveis", explica Yann d’Hervé, diretor da divisão Care Solutions da Evonik.