Na maioria dos mercados, um dos principais campos de trabalho é a busca por fórmulas anti-idade que protejam a pele contra os efeitos nocivos do exposoma. Embora o desenvolvimento de ingredientes inovadores com ação antipoluição tenha dado o que falar, o carro-chefe absoluto do mercado são os produtos para proteção contra os raios do espectro luminoso (inclusive raios UV): nos últimos 12 meses, foram lançados mais de 800 produtos que combatem o fotoenvelhecimento. Mas, além da necessidade de se proteger dos raios UVA, UVB e infravermelhos, a pele precisa também ser preservada de um novo e onipresente fator de inflamação gerado pelo mundo moderno – a luz azul.

Uma das causas de diminuição da acuidade visual, a luz azul emitida pelas...

Uma das causas de diminuição da acuidade visual, a luz azul emitida pelas telas de computadores e smartphones é também um fator de envelhecimento cutâneo, fenômeno acarretado e intensificado pelo modo de vida ultraconectado dos tempos atuais. Foto: shutterstock.com / © Leung Cho Pan

"O azul em excesso acelera o processo de oxidação, estimula os queratinócitos e age sobre a melatonina, provocando o aparecimento de manchas", explica Gérard Redziniak, doutorando, consultor científico e formulador em dermocosmética.

Novas gerações de princípios ativos

Na última edição do salão in-cosmetics, a Greentech, empresa especializada em biotecnologias, apresentou o Soliberine, novo princípio ativo fotoprotetor global para uso diário, que promete responder diretamente a essa problemática.

Segundo a Greentech, o Soliberine mantém a viabilidade celular e protege contra os danos causados pelos raios luminosos. Obtida a partir de uma fração purificada de buddleia (arbusto-de-borboleta) originária das montanhas de Sichuan (China), essa substância de alta tolerância reduz a produção de radicais livres durante a exposição à luz azul (LED, smartphones, telas, etc.), prevenindo o envelhecimento precoce. O princípio ativo age também sobre a peroxidação lipídica gerada pelos raios UV, além de inibir a liberação de MMP-1 (que degrada as fibras da matriz dérmica) provocada por raios infravermelhos.

Greentech apresentou o Soliberine na última edição do salão in-cosmetics.

Greentech apresentou o Soliberine na última edição do salão in-cosmetics.

Como um estimulador de filtros naturais, o Soliberine tem ação antioxidante e anti-inflamatória, protegendo as peles mais sensíveis e oferecendo aos consumidores uma nova "luz" para combater o fotoenvelhecimento.