O polímero Carbopol SC-800 [1] é um ácido poliacrílico desenvolvido como agente de espessamento e estabilização de produtos para a higienização da pele. O ingrediente foi equilibrado com diferentes níveis de reticulação, material hidrofóbico e superfície modificada, a fim de aumentar sua eficácia e facilitar ainda mais o uso em sistemas tensoativos complexos.

Propriedades estéticas sem impacto na formação de espuma

Segundo a Lubrizol Life Science Beauty (LLS Beauty), o polímero Carbopol SC-800 apresentou excelente desempenho como agente de espessamento, limpidez e suspensão nos estudos comparativos com outros polímeros também modificados com o intuito de conferir características hidrofóbicas. "Suas propriedades oferecem aos formuladores a polivalência necessária para elaborar, com facilidade e confiança, fórmulas de produtos de higienização da pele com uma estética exclusiva, em particular com suspensão de micropérolas naturais, partículas esfoliantes e outros elementos destinados à limpeza facial", explica a empresa em um comunicado.

Os estudos relativos à formação de espuma também demonstraram que o novo polímero não afeta a qualidade da espuma, não apresentando impacto negativo no volume produzido nem na morfologia. Assim sendo, a consistência da espuma produzida pelas fórmulas corresponde às exigências dos consumidores em termos de qualidade.

Essas propriedades fazem do novo modificador reológico da Lubrizol o ingrediente ideal para fórmulas de gel de banho, shampoos e produtos para a higienização da pele.