O fabricante francês de ingredientes naturais foi buscar na riqueza mineral do agrião a base para criar um concentrado mineral com ação antiestresse e efeito "botox-like".

O impacto das emoções para a saúde e em particular para o aspecto da pele é amplamente conhecido hoje em dia. "Como um espelho das emoções, o rosto está constantemente sob pressão e acaba refletindo as situações de estresse. A contração dos músculos faciais e a secreção de mediadores de estresse pelo tecido cutâneo são responsáveis pelo aparecimento prematuro de rugas de expressão e por um aspecto de pele sem vida", explica a Silab.

Para oferecer uma solução às pessoas que sentem na pele as consequências do estresse, a Silab se debruçou sobre as propriedades do agrião-da-água, planta especialmente rica em minerais. Como resultado de suas pesquisas, a empresa criou o Myoline [1], novo ativo natural que age sobre os efeitos comportamentais e biológicos do estresse.

Um ativo "botox-like" que promove o bem-estar cutâneo

O Myoline tem ação miorrelaxante in vitro, atuando na junção neuromuscular. In vivo, a eficácia do ingrediente se traduz no efeito "botox-like".

Segundo a Silab, em apenas cinco dias as primeiras rugas de expressão presentes na pele jovem ficam mais lisas; nas peles maduras, as rugas são atenuadas, apresentando um efeito semelhante ao de uma foto retocada (efeito "soft focus").

O Myoline influencia também a secreção de mediadores de bem-estar: as vias cutâneas da oxitocina e dos endocanabinoides são estimuladas, melhorando a homeostase da pele. Os voluntários que participaram do estudo observaram uma diminuição da percepção do estresse, constatando que a pele apresentava melhor qualidade, com restauração da função de barreira cutânea, aumento da hidratação e aspecto mais radiante.

O Myoline é um princípio ativo patenteado, disponível em solução aquosa e, portanto, de fácil utilização em fórmulas cosméticas. A dose recomendada é de 0,5% a 2,0%. Com 99,2% de componentes de origem natural (ISO 16128), ele atende às normas de biodiversidade, bem como aos critérios das regulamentações internacionais sobre cosméticos (Europa, Estados Unidos, China, Japão etc.).