O mercado de haircare mudou consideravelmente no Brasil nos últimos anos, com atenções voltadas a um público que durante muito tempo foi desconsiderado: o de pessoas crespas e cacheadas. Mas passada a febre das escovas progressivas nos anos 2000, a indústria passou a investir no desenvolvimento de produtos específicos para quem voltava a assumir seus fios naturais (ou nunca abriu mão deles).

Uma movimentação mais recente do setor é a inclusão de crianças crespas e cacheadas no portfólio de cuidados capilares. Uma das marcas pioneiras foi a Salon Line, que em 2016 lançou a linha SOS Cachos Kids Hidratação, um “spin off” de SOS Cachos, que já atendia adultos com o mesmo tipo de cabelo desde 2014.

A linha para os fios com curvatura, que já contava com cinco itens, cresceu nos últimos meses, com adição de creme para pentear multifuncional e gelatina ativadora de cachos. “Acompanhamos mudanças de hábitos e rotinas, que nos direcionam para novas oportunidades e soluções que agreguem e facilitem a rotina das crianças crespas e cacheadas. O mercado cresce quando existe demanda e, sem dúvidas, o segmento capilar infantil é relevante e com forte tendência de crescimento”, afirma Julia Satt, gerente de marcas da Salon Line.

Autoestima e autoaceitação desde a infância

História parecida vem da Widi Care, que lançou no final de 2023 a linha Jubinha, sua primeira para o público infantil. Com xampu, condicionador, cremes de pentear, gelatina para definição e desembaraçante, é uma extensão de Juba, um dos carros-chefes da marca carioca.

Com a expansão da linha Juba, observamos uma demanda crescente em relação aos cuidados com os cabelos das crianças, especialmente os ondulados, cacheados e crespos. Fomos impactados por perguntas frequentes se os nossos produtos eram seguros e adequados para o uso em crianças. Esse feedback do nosso público evidenciou a necessidade de oferecer soluções específicas para o público infantil. Jubinha é uma forma de reafirmar nosso posicionamento de que toda beleza importa e que é possível construir um olhar de autoestima e autoaceitação desde a infância”, diz a especialista de produtos Ana Paula Rodrigues.

Ela conta que criar a primeira linha para clientes mirins exigiu mais cuidados da Widi Care. “Os produtos foram desenvolvidos para minimizar o risco de irritação ou reação alérgica. Com os ativos naturais como óleo de algodão, óleo de jojoba, manteiga de tucumã e extrato de frutas vermelhas, todos foram testados dermatologicamente, são hipoalergênicos, aprovados por pediatra, 100% veganos e totalmente liberados”.

Produtos voltados a cabelos mais seco e propenso ao embaraço

Já com bastante experiência no mercado infantil, a Trá Lá Lá Kids ampliou seu portfólio com a linha Crespinhos Incríveis, que traz xampu de limpeza suave e um versátil creme 3 em 1. “Cabelo crespo tende a ser mais seco e propenso ao embaraço, necessitando de produtos que proporcionem nutrição, hidratação e facilidade de desembaraço. Ao ouvir as necessidades das mães de crianças de cabelo cacheado/crespo na faixa etária de cinco a 12 anos, identificamos uma lacuna no mercado”, afirma Luciana Amiralian, diretora de P&D da Phisalia.

Ela enfatiza que ter essa linha no portfólio, mais do que atender às demandas das famílias e proporcionar cuidados adequados para crianças, é essencial para promover diversidade e inclusão. “O aumento no lançamento de linhas infantis para cabelos crespos e cacheados reflete uma maior conscientização sobre a diversidade capilar desde a infância. Esse movimento destaca a importância de reconhecer e celebrar a beleza natural de todas as crianças e contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e representativa”.