As máscaras faciais caíram no gosto dos consumidores brasileiros, basta observar o grande volume de lançamentos da categoria que chegam ao mercado nacional. O produto está longe de ser novidade no país, mas ganhou impulso nos últimos anos, especialmente após a Covid-19. Com a pandemia, todo o segmento de skincare se desenvolveu no Brasil, mas as máscaras tiveram ainda mais destaque, com crescimento de 91% nas vendas em 2021, de acordo com a ABIHPEC.

Acompanhamos de perto a evolução do mercado de skincare no Brasil e, após observar que a categoria de máscaras faciais praticamente dobrou durante a pandemia, decidimos entrar no país”, afirma Ana Simonato, coordenadora de novos negócios no Brasil da Saborino. Presente em mais de 40 países, a marca japonesa chegou no final do ano passado ao Brasil, sua porta de entrada no mercado sul-americano.

A Saborino propõe o cuidado da pele de maneira prática e sem complicações, com sheets masks matinais e noturnas, que são confeccionadas em fibras de algodão e agem em apenas um minuto. “Simplificamos o skincare sem abrir mão dos resultados. As máscaras faciais podem melhorar a absorção dos ingredientes, já que a ‘oclusão’ que provoca na pele otimiza esse processo. O público brasileiro é um dos mais dedicados e aprofundados em cuidados e já entendeu que o uso de máscaras faciais só traz vantagens para sua rotina”, diz Simonato.

Categoria está em constante desenvolvimento

Há mais tempo no mercado brasileiro, a austríaca Croma Pharma é líder na produção de preenchedores de ácido hialurônico na Europa, mas sabe a importância de contar com máscaras faciais em seu catálogo. “Elas desempenham um papel essencial no cuidado com a pele, proporcionando benefícios adicionais, como hidratação, nutrição e rejuvenescimento”, comenta o diretor comercial Fauze Khalek.

Para o Brasil, a marca traz cinco variedades de máscaras, que são produzidas com materiais sustentáveis, como a fibra de chá verde e biocelulose, e todas formuladas com ácido hialurônico. Além dos itens faciais nas versões hidratante, firmadora e calmante, a Croma Pharma tem máscaras específicas para os lábios e região dos olhos. “A categoria é dinâmica e baseada em inovações. Ela está em constante desenvolvimento e demonstra espaço significativo para crescimento”, aponta Khalek.

Máscaras 100% biodegradáveis produzidas na Coreia do Sul

Já com portfólio extenso de máscaras faciais no Brasil, a Kiss New York inovou ao apresentar em 2023 sua primeira linha de máscaras 100% biodegradáveis. “Elas são 100% feitas de fibras naturais biodegradáveis e a diferença do produto não está apenas na máscara em si, mas também na própria embalagem, produzida com material 100% biodegradável”, afirma a gerente de desenvolvimento de produtos Jessica Park.

A novidade foi apresentada em três variedades: cuidado diário, voltada para o controle da oleosidade e luminosidade da pele; cuidado especial, para acalmar e suavizar a pele irritada; e cuidado intenso, que repara a barreira cutânea da pele. “As máscaras foram desenvolvidas na Coreia do Sul, através da tecnologia de ponta e de grande know-how que o país tem sobre skincare, mas foram testadas em peles brasileiras e no clima do país, para que sejam apropriadas às nossas consumidoras”, diz Park.

Para ela, a categoria está bem consolidada no Brasil, mas ainda há espaço para evoluir mais. “A máscara facial foi um item essencial para a disseminação do skincare pelas brasileiras. Entendemos que sempre precisamos de movimentações com lançamentos, já que as necessidades das consumidoras também mudam com o passar do tempo”.