Criada em 2004, a Vult se especializou em maquiagens, sendo uma das líderes da categoria no Brasil. Mas, pensando que uma boa maquiagem começa com uma pele bem cuidada, a empresa - adquirida há dois anos pelo Grupo Boticário - acaba de lançar uma linha de skincare. “Percebemos novas oportunidades vindo com novos consumidores a partir de uma democratização deste segmento e um aumento da cesta de consumo desses itens”, afirma a gerente de categoria Sabrina Pinho.

De acordo com a ABIHPEC – Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, a população brasileira está mais interessada em skincare. Entre os meses de janeiro a maio deste ano, cosméticos antissinais, por exemplo, apresentaram alta de 13,4%. Produtos para a região dos olhos cresceram 16,9% e mascaram faciais registraram aumento de 27,2% em valores de vendas (ex-factory), comparado com o mesmo período de 2019.

Segundo Pinho, o lançamento foi planejado tendo como base dois pilares. O primeiro deles foi valor acessível. “Temos o desejo de democratizar o skincare no Brasil, levando a categoria para mais consumidores e entregando uma excelente relação de custo x benefício”, diz. O item mais caro da linha tem preço regular de R$ 49,90.

Ela lembra que a Vult já fez uma incursão na categoria cuidados faciais no passado, mas a linha não foi bem-sucedida e deixou de ser produzida. “Acreditamos que naquele momento o mercado ainda não estava demandando skincare com preços mais acessíveis”. Mas a realidade do país agora é outra. Com cerca de 13 milhões de desempregados, o Brasil deve encerrar o ano com queda de mais de 5% do PIB (Produto Interno Bruto). No setor de cosméticos, é projetado crescimento de 1,1%, abaixo dos 4,2% registrados em 2019.

Além do fator preço, o desenvolvimento da linha de skincare da Vult levou em conta uma rotina descomplicada de cuidados, focando em três etapas: limpeza, tratamento e hidratação. “Os resultados só vêm se houver um cuidado completo. A limpeza potencializa o resultado da hidratação, por exemplo. Nossa proposta foi trazer esse ritual da maneira mais simplificada possível, para que os resultados sejam alcançados sem a necessidade de uma rotina complexa”, justifica Pinho.

A linha chegou ao mercado no mês de agosto com oito produtos, que incluem água micelar demaquilante, máscara detox com ação prebiótica e duas variedades de séruns: um é formulado com ácido hialurônico puro e o outro com vitamina C na concentração de 10%. De acordo com a marca, o duo de séruns ajuda na produção de colágeno e no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento e a mantendo a elasticidade e a hidratação da pele. Todos os itens são veganos e livres de parabenos.

A estrutura do Grupo Boticário nos ajudou a entregar ainda mais valor para a proposta da linha, como ingredientes que são tendência e desejo dos consumidores, eficácia comprovada de resultados a partir de testes e ainda nos abriu uma possibilidade de trazermos mais elementos de sustentabilidade, como plástico verde em todas as bisnagas da linha”, diz a gerente de categoria.

Novos itens já foram incorporados ao portfólio inicial da linha, como boosters anti-idade e um sérum específico para os lábios. Perguntada se os consumidores da Vult podem esperar por lançamentos em novas categorias, Pinho afirma: “ainda não podemos falar muito de futuro, mas estamos de olho no mercado e temos os consumidores no centro das nossas decisões”.