Identificado como a cor do ano de 2023, o Viva Magenta é, segundo a Pantone, "Uma tonalidade não convencional, para tempos não convencionais. Ele traz uma nova visão". Associado pelos especialistas da Pantone à alegria, ao otimismo, à força, ao dinamismo e até mesmo ao vigor, o Viva Magenta contrasta claramente com o estado de espírito desses últimos anos.

"Uma nova página"

Sucessor do Very Peri – que, como cor do ano de 2022, refletia os valores de inventividade e criatividade – o Viva Magenta, nome do código Pantone 18-1750, chegou para virar a página e insuflar uma nova dinâmica, navegando entre potência e exuberância. Ou seja, um mundo de promessas!

De acordo com a descrição apresentada pela Pantone, essa cor, misto de vermelho, violeta e rosa, só reúne qualificativos ultrapositivos. Um convite para mergulhar de cara no futuro e abarcar uma visão nova e diferente – muito diferente – da morosidade ambiente dos últimos meses e anos.

"Corajosa e destemida, é uma cor pulsante, cuja exuberância abre espaço para o otimismo e a alegria. (…) É um vermelho com personalidade entusiasta, que incentiva a experimentação e a autoexpressão, não se deixando restringir. Uma tonalidade eletrizante e sem fronteiras", diz o site da Pantone. E como se não bastasse, é uma nuance considerada "audaciosa, espirituosa e aberta, [que] acolhe a todos com o mesmo temperamento rebelde". Decididamente, as perspectivas para 2023 são excelentes.

Magentaverse

Navegando entre real e virtual, o Viva Magenta traduz também um outro aspecto de nossa História. Em síntese, é uma tonalidade híbrida, capaz de refletir as futuras mudanças que vão permear o dia a dia. "Ao explorar o espírito experimental do Viva Magenta, a Pantone evidencia a dinâmica entre inteligência artificial e criatividade humana, dando origem ao ’Magentaverse’", relatam o especialistas da Pantone.

Mas atenção, não se trata de virar as costas ao que é essencial: a natureza. "Nesta era dominada pela tecnologia, buscamos inspiração na natureza e na realidade. (…) Com raízes fincadas no que há de primordial, o Pantone 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, [ele] galvaniza o espírito, contribuindo para a construção de nossa força interior", explica Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute.

Moda em descompasso?

Os criadores das principais marcas de moda ainda não apresentaram suas coleções outono/inverno 2023, mas no início do segundo semestre tivemos um gostinho do que será a próxima temporada primavera/verão. O que salta aos olhos é a ausência total do Viva Magenta ou de qualquer outra tonalidade semelhante. Se considerarmos as tendências definidas pelo motor de busca Tagwalk, que passa em revistas os desfiles de moda de todas as Fashion Weeks, o azul cobalto, os tons pastel, o lilás, a cor prata, as tonalidades fluo, o dourado, o laranja e, quem sabe, a transparência, serão os destaques das passarelas no ano que vem.

Isso não impede que muitas celebridades, sem esperar pelo anúncio da cor do ano 2023, já tenham incorporado o Viva Magenta a seu guarda-roupa, a exemplo de Chiara Ferragni, que adotou pequenos toques da nuance em seu visual; de Selena Gomez, que optou por uma versão em cetim na estreia de seu documentário "My Mind & Me" no Festival de Cinema AFI, em Los Angeles; ou de Kate Middleton, que, segundo as páginas Instagram de seus admiradores, volta e meia usa a cor do ano de 2023.