Abrangendo os mais variados tipos de texturas sólidas, ceras, pós e emulsões em óleo ou em água, a forma galênica dos produtos cosméticos adquiriu crescente importância à medida que o grau de naturalidade das fórmulas e a busca de formatos mais sustentáveis se tornaram fatores decisivos no processo de desenvolvimento de novos produtos. De fato, embora os consumidores priorizem produtos naturais e sustentáveis, dificilmente se mostram dispostos a abrir mão da sensorialidade, da eficácia e da facilidade de uso às quais a indústria de cosméticos moderna os habituou.

Tendências que estimulam a criatividade dos laboratórios

"Atualmente, o índice de naturalidade definido pela norma ISO 16128 é um dos principais critérios para os clientes na hora da compra. A porcentagem de ingredientes de origem natural presente num produto se tornou a referência em matéria de formulação de cosméticos", confirma Anne-Sophie Gardes, EMEA Regional Technical Director Beauty & Personal Care da IMCD.

Anne-Sophie Gardes, IMCD

Nesse jogo, os laboratórios de formulação cosmética precisam mobilizar uma criatividade sem limites para combinar ingredientes que ofereçam alto grau de naturalidade, mas sem deixar de proporcionar a eficácia e o prazer que o consumidor espera encontrar. E se existe um segmento que realmente não pode descuidar de nenhum desses aspectos é a categoria de protetores solares.

"Esse é, sem dúvida, um dos segmentos em que o trabalho de formulação traz os maiores desafios: as marcas devem, ao mesmo tempo, oferecer um alto nível de proteção, atender às exigências legítimas em matéria de preservação do meio ambiente e apresentar fórmulas com alto grau de naturalidade", prossegue a cientista. O desafio envolve uma série de fatores, como a escolha entre os diversos filtros disponíveis em função do espectro de proteção desejado, o impacto potencial sobre o meio ambiente – em particular sobre corais e organismos marinhos –, a legislação local e a lista de substâncias proibidas estabelecida por cada marca.

Patrocinadora do Sensory Bar por ocasião da última edição do salão in-cosmetics Global, em Paris, a IMCD Beauty & Personal Care decidiu ilustrar esse desafio criativo com duas fórmulas de protetores solares que oferecem texturas ao mesmo tempo inovadoras e surpreendentes: Extra Fluid Sunscreen, produto fluido com fórmula sem água, e Hydra Sun Pearls, pérolas sólidas a espalhar sobre a pele que contêm 33% de água.

"A ideia inicial era mostrar que, às vezes, a aparência das fórmulas é muito diferente de sua composição real. Em um caso, temos uma fórmula leitosa que faz pensar numa emulsão aquosa, mas que na realidade não contém água. O outro produto, ao contrário, tem a forma de pequenas esferas que lembram fórmulas de base anidra ricas em ceras, só que, na verdade, contêm água", explica Anne-Sophie Gardes.

Protetor solar fluido sem água

No Extra Fluid Sunscreen, protetor solar para o rosto e o corpo com índice de naturalidade de 93,34%, a IMCD usou como emulsificante o NIKKOL Nikkomulese WO-NS), mistura otimizada de duas moléculas emulsificantes e um agente estruturante, a fim de garantir a dispersão das partículas e intensificar o FPS. A textura sedosa foi aprimorada com emolientes e um pó matificante (GRANPOWDER BBP-700), a fim de reduzir o efeito gorduroso dos óleos.

A fórmula contém também cera de abelha e um modificador de reologia gelificante (MIGLYOL GEL), que contribuem para manter o óxido de zinco (UV Cut ZnO-65-CC) em suspensão. Esse filtro mineral oferece boa proteção contra os raios UVB e UVA, facilitando a criação de fórmulas curtas. O valor do FPS obtido in vitro é de 51,4 (in vivo: 47,8), enquanto o UVA/PF é de 25,3.

"Com esta fórmula fluida, obtemos um protetor solar muito fácil de aplicar, tanto para o rosto como para o corpo. O óxido de zinco proporciona excelente proteção e não deixa a pele esbranquiçada, graças a sua alta capacidade de dispersão e à sinergia estabelecida com uma associação específica de ingredientes".

Pérolas sólidas com alta sensorialidade

As pérolas solares Hydra Sun Pearls SPF 25 foram desenvolvidas para oferecer um produto de cuidado das mãos na forma de um protetor solar monodose. A pérola derrete na mão, aplicando sempre a mesma quantidade de creme. Apesar do formato sólido, as esferas contêm 33% de água, o que confere à pele uma sensação leve e pouco gordurosa, muito diferente da textura pesada das fórmulas à base de manteigas e ceras.

"Cada vez mais, os cremes de cuidado das mãos incluem um FPS na lista de ingredientes. Nosso produto é uma emulsão de água em óleo. O fato de a fase externa ser oleosa proporciona conforto à pele, enquanto a fase aquosa traz frescor e leveza", ressalta Anne-Sophie Gardes. "A apresentação na forma de monodoses esféricas é uma maneira de reduzir o desperdício, pois elas liberam a dose estritamente necessária a uma aplicação".

Mais uma vez, o principal emulsificante usado neste produto é o NIKKOL Nikkomulese WO-NS. Além disso, as pérolas contêm cera de farelo de arroz (que confere estrutura ao produto) e uma dispersão de óxido de zinco (UV CUT ZnO-65 CC), responsável pela proteção solar. A fórmula, livre de filtros químicos e de dióxido de titânio, tem índice de naturalidade de 99,35%.

Duas belas demonstrações do mundo de possibilidades criativas proporcionado pela grande variedade de ingredientes cosméticos atualmente disponíveis no mercado, inclusive para marcas que desejam oferecer um alto grau de naturalidade em fórmulas extremamente sensíveis, como é o caso dos protetores solares.