Fundada em 1997, a Symex Mixing Technologies [1] tornou-se a grande referência em matéria de tecnologias de mistura e homogeneização para as indústrias de cosméticos e fármacos.

"Além de fornecer os mais avançados equipamentos para empresas que desejem trabalhar com tecnologias de ponta para a fabricação de produtos de alto nível de qualidade, nosso compromisso é oferecer assistência aos clientes em qualquer lugar do mundo", explica Ulf Sieckmann, CEO da companhia.

Controle total do processo

Na lista de clientes da empresa alemã, figuram grandes nomes da indústria de cosméticos – como L’Oréal, Henkel, Estée Lauder, Dior etc. – que decidiram apostar em tecnologias inovadoras que possibilitam total controle do processo industrial de mistura e homogeneização de fórmulas cosméticas.

"Nossas tecnologias incluem sistemas tradicionais de agitação, agitadores coaxiais, homogeneizadores com rotor/estator ou com duplo rotor (nosso ‘Co-Twister’). Todos os modelos são equipados com sistemas de ajuste de temperatura que possibilitam controle total do processo, não somente de todas as especificações de fabricação, como também das características do produto, em particular o tamanho das gotas e das partículas em emulsões", continua Ulf Sieckmann.

Totalmente automatizados, os equipamentos da Symex permitem também um ganho de tempo considerável nas operações de manutenção e limpeza, além de oferecerem grande flexibilidade: podem funcionar com capacidade entre 10% e 100%, com total reprodutibilidade.

Outra grande vantagem da tecnologia desenvolvida pela Symex é a sustentabilidade, na medida em que gera economias de energia e de recursos. Além de mais rápida, a limpeza consome menos água e detergente, produzindo menor quantidade de efluentes industriais líquidos.

Uma grande variedade de produtos, como cremes para a pele, protetores solares, shampoos, cremes dentais, produtos de maquiagem (base facial, batom, rímel, entre outros) e todo tipo de cuidados corporais são atualmente fabricados em diversos pontos do planeta, graças aos equipamentos Symex.

"Nossos sistemas podem ser usados em qualquer processo que exija a mistura de ingredientes. Quanto maior a viscosidade, maior a utilidade do equipamento para a empresa", explica Ulf Sieckmann.

Investimento de seis milhões de euros

Registrando crescimento contínuo e constante, a empresa duplicou a capacidade de fabricação no final do ano passado, ampliando as instalações com um novo espaço de 2.000 m², onde funciona uma unidade de produção e um imóvel de escritórios ao lado da estrutura construída em 2008. O investimento, que totalizou cerca de seis milhões de euros, chegou na hora certa: a Symex acaba de assinar um contrato no valor de 25 milhões de euros com uma empresa japonesa – o maior de sua história.

Atualmente com um quadro funcional de 160 colaboradores, a companhia quer dar seguimento a sua expansão internacional, atendendo a "todas as empresas que desejarem trabalhar com um nível de qualidade idêntico ao que a Symex já oferece aos grandes protagonistas da indústria".

Recentemente, a empresa adaptou sua tecnologia a misturas secas, graças a um sistema patenteado de dispersão rotor-rotor capaz de processar qualquer tipo de fórmula que não contenha água, em particular pós destinados à fabricação de produtos de maquiagem.