Para desenvolver o novo ativo, a Silab procurou oferecer a eficácia que os consumidores esperam de um desodorante – no sentido de combater odores desagradáveis – e atender à crescente busca por produtos de origem natural que respeitem o tecido cutâneo.

Neutralizar as bactérias que geram odores

Para neutralizar os mecanismos que resultam na produção de odores, a Silab elaborou um estudo de modelização inédito que evidenciou modificações quantitativas (superabundância) e qualitativas (aumento da atividade enzimática) de cepas de Staphylococcus hominis provenientes do microbiota axilar de voluntários malcheirosos, após a prática de exercícios físicos. Os dados foram comparados com os de um painel de voluntários que não exalavam odores.

Como resposta ao problema do mau cheiro, a Silab mostrou que seu novo ativo reduz a presença excessiva de S. hominis no microbiota cutâneo axilar e neutraliza a atividade enzimática dessa bactéria. Portanto, o Deolya combate a fonte dos odores de transpiração, mas sem afetar a diversidade microbiana dessa região do corpo.

Duplo efeito contra os odores

A eficácia do Deolya no combate aos odores indesejáveis foi testada com um painel misto de indivíduos caucasianos submetidos a atividades esportivas. O estudo revelou uma redução de 58% dos odores de transpiração desde a primeira aplicação de um produto que continha o ingrediente.

A eficácia como desodorante, avaliada olfativamente por um painel de especialistas sensoriais, foi confirmada em nível molecular mediante uma redução significativa (76,3%) do tiol odorígeno 3M3SH. Segundo a Silab, o efeito continua a ser observado depois de sete dias de uso cotidiano, e sem que o produto com Deolya seja aplicado pela manhã antes da sessão de exercícios físicos, evidenciando a ação ao mesmo tempo imediata e de longo prazo do desodorante.

Diminuição da irritação axilar

Paralelamente, segundo a Silab, o Deolya reduz a inflamação, diminuindo consideravelmente a frequência de sensações desagradáveis na região das axilas, seja aleatoriamente ou após depilação com lâmina ou cera (depois de 28 dias de uso). O ativo reforça a função de barreira cutânea, o que se traduz, in vivo, por um melhor controle da perda insensível de água da pele das axilas.

Por sua ação múltipla, o Deolya constitui uma solução desodorante natural que proporciona conforto e alívio à região axilar.

Agricultura orgânica

O Deolya, ingrediente patenteado obtido a partir de cadeias de produção com certificação de agricultura orgânica, pode ser usado em todos os tipos de desodorantes, com dosagem recomendada entre 0,1% e 1,0%. Disponível em solução aquosa, o ingrediente atende às normas sobre biodiversidade, contém 100% de componentes de origem natural (ISO 16128) e cumpre as normas internacionais sobre cosméticos (Europa, Estados Unidos, China, Japão etc.).