Extraído da semente da caryodendron orinocense, uma árvore nativa da região amazônica, o óleo de cacay pode ainda não ser um ativo popular no mercado brasileiro de cosméticos, mas esse cenário tem tudo para mudar.
“O óleo de cacay é tão rico em vitaminas e ácidos graxos que atualmente é considerado o melhor ingrediente natural para produtos de cuidados preventivos do envelhecimento da pele”, afirma Soon Hee Han, CEO e CRDO da Amakos da Amazônia.
Ela explica que o cacay é utilizado pelos povos nativos da Amazônia para tratar diferentes problemas de pele, como acne, eczema, ressecamento e lesões. Por isso, quando sua marca de cosméticos sustentáveis desenvolvidos com ativos amazônicos estava planejando a criação da linha de produtos, se voltou ao cacay. “Como ele era pouco conhecido e utilizado no Brasil, fizemos uma pesquisa mais aprofundada de seu potencial.”
Três vezes mais retinol natural do que o óleo de rosa mosqueta
O que a Amakos descobriu foi surpreendente. “O óleo de cacay contém três vezes mais retinol natural do que o popular óleo da rosa mosqueta. Tem também um teor 50% mais elevado de vitamina E, além de duas vezes mais ácido linoleico do que o famoso óleo de argan. Por isso ele é considerado o novo óleo milagroso para a pele”, diz Han.
Lançada comercialmente em 2023, a Amakos incluiu o óleo de cacay em um sérum e um creme de uso facial, além de uma loção corporal. “Acredito que, com as pesquisas científicas a respeito das propriedades do cacay, nós veremos esse ativo mais valorizado na cosmética nacional”, fala a executiva.
A Caccio Cosméticos ampliou recentemente seu portfólio com o lançamento da linha facial Cacay Oil. “Durante o processo de pesquisa para desenvolver a nova linha de skincare, me deparei com estudos internacionais sobre o óleo de cacay e logo me chamou atenção o potencial incrível desse ativo”, afirma a fundadora Isabele Cacciolari.
A empresária conta que pediu algumas amostras para testar o ingrediente na prática. “Usamos, sentimos na pele e nos apaixonamos logo nos primeiros resultados. Foi impressionante ver como ele transformava a textura, o viço e o aspecto da pele em pouco tempo. Cada nova fórmula protótipo que desenvolvíamos deixava claro que estávamos diante de algo especial.”
Potencial enorme para revolucionar o skincare
Ela compara o óleo de cacay a ouro. “Para nós, da Caccio, ele representa exatamente isso. É um ativo precioso, transformador e com grandes possibilidades para revolucionar o skincare. Ele possui um poder de rejuvenescimento impressionante e, mesmo com alta concentração de retinol natural, tem uma ação suave e bem tolerada pela pele, inclusive a sensível.”
Ela conta que o óleo de cacay é extraído por prensagem a frio, processo que garante um óleo puro, potente e altamente nutritivo para a pele. “O mais bonito é que ele nasce de uma semente que, até pouco tempo atrás, era descartada ou subaproveitada na região amazônica. Hoje, graças ao crescimento sustentável da cadeia do cacay, essa matéria-prima passou a gerar renda para comunidades locais, movimentando a economia regional de forma consciente e valorizando o bioma brasileiro.”
A linha Cacay Oil é composta por sabonete facial, sérum clareador e rejuvenescedor, roll-on para a área dos olhos e gel regenerador para sobrancelhas e ela pode ganhar novos itens em breve. “Um dos nossos grandes desejos é lançar o óleo de cacay 100% puro, como um tratamento regenerador intenso para peles com psoríase, dermatites e outras sensibilidades. Os testes que fizemos mostraram um potencial de recuperação impressionante. Além disso, estamos estudando uma extensão capilar da linha, porque o cacay também tem um desempenho incrível nos fios”, diz Cacciolari.



















