Em busca de um estilo de vida mais saudável, o casal Anna Paula Oliveira e Felipe Drummond começou a fazer mudanças em sua alimentação. O passo seguinte foi se atentar para os cosméticos que consumiam. “Passei a olhar todos os rótulos e analisar cada ingrediente. Percebi que muitos ativos usados no dia a dia eram bem questionáveis em termos de segurança e tirei todos eles da nossa rotina”, conta Oliveira.

Bioquímica de formação, ela decidiu então manipular seus próprios produtos de cuidados pessoais na cozinha de casa, utilizando matérias-primas naturais. “Me apaixonei tanto por estudar ingredientes e testar novas fórmulas que eu queria passar o dia fazendo isso e o que era apenas um hobby foi ocupando cada vez mais espaço na minha vida”.

Foi então que o marido, designer e publicitário, viu que eles tinham ali uma oportunidade de negócio. “Aquilo a motivava tanto que começamos a conversar sobre a possibilidade de criarmos juntos uma marca de beleza sustentável”, diz Drummond. A Bergamía nasceu em 2019 como uma marca brasileira independente, natural, vegana, neutra em carbono, livre de ingredientes tóxicos e de testes em animais.

O casal já se preparava para abrir uma loja em São Paulo quando a Covid-19 chegou e os planos foram adiados.Lançamos o site, focamos no mercado online, criamos novos produtos e fizemos muitos planos para o período pós-pandemia”, afirma Drummond. “Lançamos a Bergamía de uma forma muito ‘slow’, fazendo feirinhas ao redor do Brasil, tudo de forma orgânica, e sentimos que agora estamos prontos para apresentá-la para todo o mercado”, acrescenta.

Nesse movimento de relançamento, a marca quer explorar seu conceito de “beleza azul”. “Mais do que criar fórmulas ‘clean’, as empresas de ‘blue beauty’ devolvem recursos ao meio ambiente, além de cultivarem práticas sustentáveis. Elas têm um olhar comprometido com o pós-consumo, com o impacto e a vida de suas fórmulas e embalagens depois do descarte”, explica a bioquímica.

Ela ressalta que todos os cosméticos da Bergamía são biodegradáveis, da fórmula às embalagens 100% compostas por plástico reciclado pós-consumo. Além de diversas certificações, como IBD Ingredientes Naturais, Eu Reciclo e Circular Pack e Peta Cruelty-free, a marca também faz parte do Sistema B. Este movimento global visa redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizam seu poder de mercado para solucionar questões socioambientais.

Na lista de ingredientes utilizados pela Bergamía se destacam ativos à base de “superalimentos” e insumos típicos do Brasil. Açaí, castanha do Pará, pracaxi, copaíba, jambu e andiroba são exemplos. Oliveira considera um desafio encontrar alguns substitutos naturais para insumos sintéticos comuns tão conhecidos do consumidor de cosméticos. “Por esse motivo, já tivemos ideias de produtos que tiveram de ser adiadas, mas não esquecidas. Seguimos pesquisando os ingredientes certos para desenvolvermos novas fórmulas”.

O portfólio com itens para cuidados da face, corpo e higiene pessoal vem crescendo. Entre as novidades estão o Leite de hidratação vegetal para banho de pequi e buriti e o Óleo facial pró-aging rosa-mosqueta, jojoba e cumaru. Outros produtos também estão a caminho, segundo os fundadores.

Estamos prontos para nos movimentar. Queremos muito abrir uma loja para ter um espaço de experimentação e contato direto com nossos clientes. Pretendemos entrar em redes maiores e também exportar. O objetivo é levar o cosmético natural ao acesso de todo mundo”, afirma Drummond.