A Touti nasceu em 2014, pelas mãos do empresário Diogo Costa, na cidade de Recife (PE). Pouco tempo depois se mudou para a cidade ao lado, Jaboatão dos Guararapes, onde hoje está localizada a matriz, fábrica e o seu primeiro centro de distribuição. O nome Touti foi inspirado em Dame Touti, uma egípcia que, há três mil anos, é registrada como a primeira diva, que produziu seus próprios cosméticos e inspirou pessoas ao redor do mundo. O perfume também esteve no centro da estética e da terapia no Egito antigo. Inspirada na beleza de Paris, a Touti foi criada para dar mais confiança a homens e mulheres.

Presença nacional

A empresa nasceu e se desenvolveu em um momento desafiador para a economia brasileira, onde muitas empresas sólidas reduziram seu tamanho ou simplesmente deixaram de existir. Diante do know-how da Touti com as unidades próprias, com o modelo testado e validado para públicos e regiões diferentes e o elevado nível de aceitação dos consumidores, decidimos acelerar ainda mais a expansão da marca e, para isso, optamos pelo modelo de franquia. Em 2019 resolvemos focar nesse desenvolvimento tanto de produtos e na formação de parceiros comerciais como franqueados”, diz o CEO e fundador da Touti.

Somente de 2021 para 2022 a marca cresceu 82%, saindo de cinco unidades próprias para 45 operações ativas. Além do crescimento exponencial no número de unidades franqueadas presentes hoje em todos os estados brasileiros.

Atualmente, a rede conta com quatro linhas com mais de 70 tipos de perfumes: Vip (perfumes que expressam glamour e exclusividade); Lux (perfumaria de nicho com ingredientes raros e refinados); Fit (indicada para o público que busca fragrâncias refrescantes); e Spa (combinação de óleos essenciais que proporcionam a sensação de bem-estar caracterizado pela aromaterapia). “Os perfumes são de fabricação própria com tecnologia importada, desenvolvida para o clima brasileiro e com o poder da alta fixação”, explica Diogo Costa.

A Touti oferece três formatos de negócios: Quiosque Smart (modelo de apenas 1m2 ideal para ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô, entre outros locais de fluxo intenso de pessoas); Quiosque Full (modelo de franquia voltado para ser instalado em shopping, com dois tipos de tamanhos 3m2 ou 6m2); Loja (modelo criado em 2021 com o intuito de gerar representatividade nos centros comerciais do Brasil e para os shoppings que não aceitam a entrada do quiosque Full, o tamanho da loja varia entre 15m2 e 35m2).

Diogo reforça que o diferencial da Touti é o baixo custo de investimento inicial para adesão à franquia, além de ser uma marca que não vende o quiosque, nem o mobiliário para as lojas, o que possibilita diminuir o custo de investimento do interessado, cobrando apenas um aluguel fixo mensal. Além de ser uma marca vegana e cruelty free, sem testes em animais.

Expansão

A Touti tem como público-alvo as classes B, C e D, devido o preço acessível dos produtos, a partir de R$ 49,90. Atualmente soma mais de 550 unidades franqueadas espalhadas por todos os estados brasileiros, além de possuir dois centros de distribuição localizados nas cidades de São Paulo e Recife, com mais de 300 colaboradores, entre unidades próprias, fábrica, logística e administrativo, e mais de 1.500 empregos indiretos.

Para 2023 a marca projeta alcançar 700 unidades ativas, sendo que somente neste primeiro semestre está previsto a inauguração de 56 unidades já comercializadas, além de alcançar faturamento estimado em R$ 176,4 milhões no final deste ano. Cidades com comércio popular ativo, bem como cidades âncoras que servem como base para cidades menores vizinhas estão no radar da Touti para expansão dos negócios a nível Brasil.

Na pandemia, os brasileiros começaram a olhar mais para si e o autocuidado ganhou espaço no dia a dia das pessoas. Diante disso, aperfeiçoamos o setor de qualidade da Touti, garantindo melhores resultados na ponta, bem como adquirimos tecnologias para fábrica e aumento dos itens do portfólio”, finaliza o fundador e CEO da Touti, Diogo Costa.