Antonio Bruzzone, diretor-geral da Bologna Fiere

Brazil Beauty News - Durante o Cosmoprof Asia, realizado em Hong Kong, a Bologna Fiere anunciou que estará de volta ao Brasil.

Antonio Bruzzone - Perfeitamente! Um acordo de parceria foi assinado entre a Bologna Fiere Cosmoprof, que está à frente dos eventos da plataforma Cosmoprof organizados em diversas regiões do mundo, e a organizadora da Beauty Fair - Feira Internacional de Beleza Profissional, evento voltado para os profissionais e empresas de distribuição da indústria de cosméticos da América do Sul.

Realizada em São Paulo, a Beauty Fair é uma referência entre os eventos do setor de beleza, não somente para o Brasil como para todo o continente. Com a participação de mais de 500 empresas e com 2 mil marcas representadas, o evento, criado em 2005, ocupa uma área de 80.000 m2 de exposição e reúne profissionais e distribuidores de cosméticos que atuam nos mercados sul-americanos. Em 2017, a Feira acolheu 165 mil visitantes, que participaram do evento em busca de um panorama sobre as ofertas das principais marcas locais e as últimas tendências. Graças a um sólido programa de conferências, com mais de 100 seminários previstos, os participantes têm a oportunidade de conhecer e se reciclar sobre os principais temas e questões da atualidade relacionados com o mercado sul-americano.

A colaboração entre os organizadores dos dois eventos levará à criação de um pavilhão dedicado ao Brasil na edição 2019 do Cosmoprof Worldwide Bologna (que abrirá suas portas no dia 14 de março), facilitando o acesso dos compradores e reunindo distribuidores e varejistas da América do Sul. Durante o Cosmoprof Worldwide Bologna, as empresas do Brasil e de países vizinhos poderão dialogar com os principais representantes da indústria mundial de cosméticos, a fim de avaliar as possibilidades de adaptar novos produtos e serviços ao mercado local.

Em setembro, por ocasião da edição 2019 da Beauty Fair, a nova parceria com a Bologna Fiere Cosmoprof atrairá para a Feira empresas internacionais que já participam dos principais eventos da plataforma. Mais uma vez, o Cosmoprof reafirma seu posicionamento como parceiro de primeira linha das grandes empresas, tendo em vista o desenvolvimento de novos business processes neste mercado estratégico que é o Brasil — país em plena transformação social e econômica, e porta de entrada para a América do Sul.

Brazil Beauty News - O processo de expansão internacional do Cosmoprof vem se intensificando a olhos vistos. O Grupo tem a intenção de ingressar em novos mercados nos próximos meses?

Antonio Bruzzone - O modelo Cosmoprof está presente no mundo todo. Além dos eventos Cosmoprof de Bolonha, Las Vegas, Mumbai e Hong Kong (com os salões Cosmoprof Worldwide Bologna, Cosmoprof North America, Cosmoprof India Preview e Cosmoprof Asia), o Grupo participa, como agente comercial internacional, de eventos para o setor de beleza realizados em mercados estratégicos, como o Belleza y Salud em Bogotá, na Colômbia, e, a partir de 2018, no Sudeste Asiático, com os salões BeautyExpo (Malásia), AseanBeauty (Tailândia), PhilBeauty (Filipinas) e VietBeauty (Vietnã).

Quanto à possibilidade de levar o evento a outros locais, vamos avaliar as oportunidades à medida que forem surgindo. Cada novo passo precisa ser cuidadosamente estudado.

No âmbito de nossa estratégia de aquisições, já anunciamos, há algumas semanas, a compra do grupo alemão Health & Beauty. Graças a essa operação, a Bologna Fiere Cosmoprof e a Health & Beauty estão se preparando para consolidar sua presença em todos os continentes, aliando o know-how mundial da rede Cosmoprof, que atua na divulgação de informações e tendências internacionais, e a estrutura de distribuição em grande escala da Health & Beauty na Europa, tanto mediante iniciativas que sigam o formato "Beauty Forum" como em termos de comunicação, por meio de revistas profissionais dedicadas ao setor.

A nova aliança objetiva ampliar as atividades nos mercados de cosméticos da Europa Central e potencializar as oportunidades de crescimento de mais de 500 mil profissionais e 9 mil expositores que participam dos eventos das duas plataformas.