O Congresso Brasileiro de Cosmetologia está de volta ao São Paulo Expo. Organizado pela ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia) junto com a promotora NürnbergMesse Brasil, o evento é o único do setor no país que reúne os principais fomentadores de pesquisas - os players (indústrias de produto acabado e fornecedores de insumos e serviços) e a academia (instituições e universidades) - para três dias de apresentações de trabalhos técnico-científicos e palestras com grandes expoentes da ciência cosmética nacional e internacional.

Com o tema “Caminhos Expandidos por Meio de uma Cosmetologia Translacional”, esta edição terá um talk-show com representantes da indústria mostrando a importância de promover a integração entre as áreas responsáveis pelo desenvolvimento de um cosmético. Outro assunto que será abordado é o metaverso, que já está presente entre algumas marcas do setor. O diretor da K4R Consulting, Sérgio Carlos Gonçalves, irá falar sobre como funciona essa tendência digital e qual a sua importância para o universo da beleza.

A sustentabilidade é um tema que, apesar de já ser discutido há anos e praticado por muitas empresas, continua em alta. No Congresso, ele será debatido pela gerente técnica HPC da IMCD Brasil, Vanessa Arruda – que irá palestrar sobre “Sustentabilidade e experiências sensoriais: formulações para envolver seus consumidores” —, e pela Research & Technology Coordinator - Hair Care da Croda, Diana Pereira, que estará no painel “Sustentabilidade e ciência alinhadas nos cuidados dos cabelos”.

A maquiagem como uma aliada no tratamento contra a depressão será um outro tema importante na pauta da feira a ser debatido na palestra “Uso frequente de maquiagem: mais um aliado em favor da saúde mental?” por Marcos Veçoso, doutorando em medicina translacional pela Universidade Federal de São Paulo. Veçoso falará sobre as diferentes possibilidades que a indústria cosmética pode oferecer às mulheres com baixa autoestima e às que buscam envelhecer de forma saudável.

O Congresso de Cosmetologia é uma excelente oportunidade para os profissionais do segmento se atualizarem com as tendências cosméticas mundiais e descobrirem novas tecnologias e soluções de P&D, além de realizarem networking com os principais nomes da área”, diz a coordenadora-geral do congresso, Ana Carolina Ribeiro.

O encontro será realizado dentro da FCE Cosmetique entre os dias 7 e 9 de junho, com 19 palestras e 50 apresentações de trabalhos técnico-científicos. Ao todo, são esperados 300 participantes. As inscrições são pagas e podem ser realizadas no site oficial do Congresso.