Produtos híbridos, soluções pré-formuladas, Wellness Beauty e outras tendências de cosméticos serão apresentadas na feria FCE Cosmetique, entre os dias 7 e 9 de junho, no São Paulo Expo, na capital paulista
Durante a pandemia os consumidores mudaram e com eles os hábitos de beleza também. Necessaires e prateleiras cheias de produtos para as mais diversas finalidades abriram espaço para cuidados simplificados, com menos etapas. A lógica é: quanto mais simples a rotina, mais fácil mantê-la e por mais tempo. Não à toa, tendências como two-minutes make-up bag, skinminimalism e beauty snacking ganharam adeptos no mundo todo.
Embora o tempo dedicado à rotina de beleza seja cada vez mais enxuto, a eficiência e multifunção dos produtos, além das novidades do setor, precisam atender às expectativas dos consumidores. Esse é um dos grandes desafios para a indústria, que busca criar novas soluções.
Cosméticos híbridos
Também chamados de multifuncionais, esses produtos reúnem diversos benefícios em uma única fórmula, como, por exemplo, hidratação, nutrição, proteção solar e antienvelhecimento. A oferta de cosméticos híbridos será cada vez maior e mais diversificada, apostam os especialistas.
Exemplo disso, é o peptídeo chamado SYN®-COLL, desenvolvido pela empresa DSM e distribuído pela Focus Química. “Trata-se de um tripeptídeo com uma sequência única que imita o mecanismo do corpo humano para produzir colágeno via TGF-β, promovendo o rejuvenescimento da pele e atenuando os poros, finalidades que vão além da maquiagem comum”, explica a diretora de marketing técnico da Focus Química, Amanda Omodei. A substância, que já está no mercado, está presente na linha de maquiagem da influenciadora digital Bruna Tavares, na base BT Skin Base Líquida.
A empresa também tem em seu portfólio vitaminas como Niacinamide PC e Vitamina C estabilizada (STAY-C® 50), que têm sido incorporadas a filtros solares para promover benefícios extras à pele, como clareamento de manchas, redução de oleosidade, proteção contra a luz azul (no caso da vitamina B3) e ação protetora antioxidante à exposição UV. “Essas funções que, tradicionalmente, eram direcionadas apenas a produtos de tratamento da pele, agora, são facilmente encontradas em outras categorias de cosméticos, garantindo multifuncionalidade aos produtos”, conta Amanda.
Soluções pré-formuladas
Para conseguir acelerar os lançamentos e atender às demandas constantes dos consumidores, a indústria tem apostado também nas soluções pré-formuladas conhecidas como “Blends”, que, além de reduzir custos e facilitar a produção, oferecem também informações de rastreabilidade, índices de naturalidade e certificações.
Para suprir as necessidades das fabricantes de maquiagens, por exemplo, a empresa AQiA Química Inovativa desenvolveu a linha SkinColor®, blends compostos por pigmentos inorgânicos com textura ultrafina que melhoram a performance do produto final e facilitam o processo produtivo de corretivos, BB creams, pós e bases líquidas ou compactas (bastões). Estão disponíveis em 7 cores principais e outras 5 secundárias, que, ao serem misturadas, permitem que a indústria crie produtos com as mais diferentes tonalidades, com garantia de homogeneidade e reprodutibilidade da cor.
A nova linha se apresenta como uma tecnologia exclusiva para cobertura das imperfeições da pele. “Estes produtos foram criados com o objetivo de intensificar os efeitos dos cosméticos e oferecer praticidade e facilidade no processo de fabricação. Eles agregam valor ao produto final e resultados sensoriais, como o toque, espalhabilidade e a cobertura superiores aos pigmentos tradicionais”, relata Eduardo Borba, diretor de marketing da empresa.
FCE Cosmetique e FCE Pharma Data: 7 a 9 de junho de 2022 Links para credenciamento: – FCE Cosmetique: www.fcecosmetique.com.br/credenciamento |