A Avon é a marca número um em vendas de batons no Brasil, liderando também a categoria de maquiagens no país. Para manter a posição, conquistada há mais de dez anos, a empresa não para de evoluir, buscando cada vez mais atender à grande diversidade da pele brasileira.

“Além do compromisso de se manter relevante e inovadora para trazer a melhor experiência de compra para as consumidoras, a Avon se propõe a revisitar sua trajetória e se responsabilizar pela mudança em seu campo de atuação. Visamos a democratização da beleza, para que todas as mulheres possam celebrar suas cores”, afirma a diretora de maquiagem Andrea Echeverri.

Para ampliar sua linha de batons Ultra, a companhia partiu de um estudo de colorimetria realizado após um workshop técnico com maquiadoras do Instituto Madre. “Foram mais de 70 cores testadas em 20 mulheres representando os cinco macro tons de pele de nossa classificação (claro, médio claro, médio, escuro e médio escuro) e uma consultoria profunda da teoria e psicologia das cores para identificar as melhores recomendações para a mulher do Brasil”, explica a executiva.

Cor é o principal critério de compra de batom

Dez novas cores foram introduzidas à coleção. “Entendemos que cor é o principal critério de compra de um batom. Além de nos aprofundarmos na teoria da colorimetria e em reports de tendências globais e nacionais, chegamos agora a um portfólio com mais de 40 opções em Ultra, para os variados tons da mulher brasileira”, diz Echeverri.

Ela conta que, para melhorar a experiência de compra, a Avon também reformulou sua revista, passando a separar os batons Ultra por cores. “O objetivo dessa mudança é simplificar a escolha dos produtos para a consumidora. Apresentamos todos os batons da linha com fotos de bocas reais em close, mostrando a cor e o acabamento do produto em detalhe, sempre em uma boca de pele clara ao lado de uma boca em pele escura, para que a brasileira consiga se identificar e entender como o batom fica na sua pele de forma muito mais real”.

A diretora de maquiagem acrescenta que a compra e uso de batom pela brasileira também estão intimamente ligados ao seu estado de espírito e que essa experiência emocional também será ressaltada no catálogo a partir de agora.

Maquiagem para a pele negra

Outra novidade da Avon é a ampliação de oferta de maquiagens específicas para a pele negra na linha Color Trend. “A Avon acredita que toda beleza precisa ser representada, por isso, buscamos entender as necessidades da comunidade negra, que procura por representatividade e diversidade nos produtos de maquiagem”, declara Echeverri.

Ela diz que foram lançados novos tons dos itens mais vendidos da linha, sendo três tonalidades para a base Matte Real, cinco para o Pó compacto Matte Real e o novo Pó compacto à prova d’água Matte Real. Todos são focados nos grupos de cor mais escuros e oferecem ação antioleosidade.

“Esses novos produtos Color Trend seguem o compromisso antirracista da Avon que teve início em novembro de 2021, com o movimento ‘Essa é Minha Cor’, em que foi realizado um estudo profundo chamado ‘Black Paper’ para ampliação do portfólio de maquiagem visando atender a todos os tons de pele da mulher brasileira. Esse é apenas o começo de uma longa jornada de inovação em produtos em novas tonalidades cada vez mais representativos”, finaliza a diretora de maquiagem.