A Cia da Natureza fez a aquisição da Elisafer Cosméticos com dois objetivos específicos. Com mais de 15 anos no mercado de haircare, a nova marca chega ao portfólio para fortalecer o grupo no segmento que, segundo a gerente de marketing Tatiana de Carvalho, é mais competitivo do varejo: o tratamento capilar.

Fortalecer porque a empresa já conta com uma marca de haircare, a Naturiquè, que comercializa linhas veganas e plant-based voltadas para a hidratação, o fortalecimento e o cuidado de cabelos cacheados, além de finalizadores e matizadores.

“A categoria de cabelos é ampla e cheia de oportunidades. Mesmo já tendo lançando a Naturiquè, o posicionamento da Elisafer a diferencia, fazendo com que ela alcance um público que está em busca de mais tecnologia para o tratamento de cabelos. São duas linhas complementares, com alguns apelos que enriquecem a abordagem das duas no ponto de venda (PDV) e atendem a expectativas de tratamentos diferentes”, diz Carvalho.

Entrada no mercado de colorações e tonalizantes

O segundo objetivo com a compra da marca, como ela explica, foi a entrada da Cia da Natureza na categoria de transformação capilar. “A Elisafer tem um vasto reconhecimento em colorações e tonalizantes e isso contribuiu para a nossa análise de oportunidade, sendo um grande motivador para o investimento na junção das marcas. Essa é uma categoria com a qual a consumidora tem uma relação de confiança maior por envolver transformação, ou seja, ela entrega a uma marca o desejo por descobrir uma nova cor, um novo estilo ou revitalizar o visual com a cobertura dos fios brancos”.

Com a aquisição, a Elisafer Cosméticos passou por um rebranding, que resgata sua história. “A memória da marca foi valorizada na linha de manutenção, reforçando o roxo como cor principal. Em pesquisa, identificamos que a consumidora Elisafer retorna ao PDV com a lembrança da ‘caixa roxa’ da coloração, o que facilitará muito a indicação dos novos produtos. Além disso, todas as fórmulas, que anteriormente eram terceirizadas, foram recriadas com características mais modernas e mais eficazes no tratamento”, aponta a gerente de marketing.

As fragrâncias também foram atualizadas. Sabemos que no PDV a consumidora avalia a fragrância, que é um importante fator de decisão de compra. Assim, todas as fragrâncias dos produtos foram relançadas, apresentando notas com maior fixação e com mais sentido com cada apelo de cada linha”, explica Carvalho.

Após renovação, a ampliação do catálogo

Após as mudanças realizadas, ela conta que agora a Cia da Natureza passa a investir na ampliação do portfólio da Elisafer. “Temos uma programação de lançamentos variados para 2024. Eles envolvem uma complementação de linhas com benefícios voltados para tratamento do couro cabeludo, finalizadores e modeladores específicos e também um catálogo com mais de 10 cores novas nas colorações e tonalizantes”.

Seguindo essa estratégia, o grupo se mostra otimista com os resultados futuros da marca recém-adquirida. “Nosso objetivo é expandir e alcançar um crescimento de 30% de participação do faturamento nos próximos 12 meses”, revela a gerente de marketing.

Questionada se a Cia da Natureza, que também atua nas categorias de cuidados corporais, higiene íntima, perfumaria e no mercado infantil, tem planos para novas aquisições ou lançamento de outras marcas próprias, Carvalho afirma: “estamos sempre avaliando potenciais oportunidades do mercado e abertos para novos negócios”.