Nova estratégia global

A transação marca uma mudança estratégica global para a líder japonesa dos cosméticos, que está se concentrando em produtos para a pele que oferecem margens mais altas, especialmente na Ásia. O grupo quer tornar-se um dos líderes mundiais em cuidados com a pele até 2030. Em fevereiro, a Shiseido já havia vendido seu negócio de cuidados com a pele e produtos de higiene pessoal de mercado de massa para a CVC Capital Partners por 160 bilhões de ienes (1,5 bilhão de dólares).

A Shiseido adquiriu a Bare Escentuals e suas marcas bareMinerals e BUXOM em 2010 por US $ 1,9 bilhão. Laura Mercier foi adquirida em 2016 por US $ 248 milhões. De acordo com o grupo japonês, as vendas combinadas das três marcas durante o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2020 representaram 4,9% de suas vendas líquidas consolidadas.

A empresa disse que reinvestirá os recursos obtidos por meio desses desinvestimentos em áreas críticas para seu crescimento a longo prazo, "notadamente no desenvolvimento de marcas e aquisições importantes, principalmente na categoria de beleza da pele". A Shiseido também pretende fazer investimentos na transformação digital.

No entanto, Shiseido não se retirou dos Estados Unidos onde continuou a comercializar marcas de maquiagem como Nars, Clé de Peau Beauté, a linha de cuidados com a pele Drunk Elephant e marcas de perfumes como Issey Miyake, Narciso Rodriguez e Dolce & Gabbana.

Uma subsidiária autônoma da Advent

Lançado em 1995, bareMinerals é um dos líderes americanos em cosméticos minerais; a marca é vista como criadora da beleza limpa. Fundada em 2007, a BUXOM é uma marca de maquiagem propondo uma ampla gama de cores. Está entre as cinco principais marcas americanas em várias categorias de maquiagem labial. A marca Laura Mercier foi fundada em 1996 e foi pioneira na categoria “rosto perfeito”.

Segundo Tricia Glynn, Diretora Geral da Advent, bareMinerals, BUXOM e Laura Mercier são “líderes indiscutíveis em beleza de prestígio e marcas amplamente reconhecidas pela sua qualidade, autenticidade e inovações, com produtos diferenciadores e clientes fiéis”.

As três marcas serão agrupadas na AI Beauty Holdings Ltd., uma nova subsidiária da Advent International. Após a transação, Pascal Hodayer, ex-CEO da NAOS (Bioderma, Esthederm, Etat Pur) vai assumir a direção geral da AI Beauty Holding.