O fabricante francês de ingredientes cosméticos naturais empenhou-se para atender a uma demanda comum aos consumidores atentos à beleza da pele. Com o objetivo de definir os contornos dessa beleza universal, a Silab identificou as principais características cutâneas dos consumidores em diversas partes do mundo, com base em critérios de etnia, sexo e idade.

Satisfazer a uma demanda universal

O estudo identificou três demandas principais:

 uma pele de boa qualidade, bem hidratada, com textura fina e lisa;
 aspecto uniforme e radiante, sem manchas causadas por cicatrizes pós-inflamatórias ou pelo envelhecimento cutâneo;
 marcas da idade atenuadas, com pele mais firme e rugas menos visíveis.

A empresa afirma ter encontrado na alfafa os elementos capazes de satisfazer a essas demandas. Para desenvolver o novo ingrediente multifuncional, a Silab, que registrou a patente do ativo, utilizou sementes produzidas em uma seleção de lavouras francesas com certificação em agricultura orgânica. A partir da extração de galactomanas da alfafa, a empresa criou o Inclusium [1], um ativo com ação hidratante e suavizante e excelente efeito de cobertura.

Estimular as principais funções da pele

A Silab mobilizou toda a sua expertise em engenharia tissular e em transcriptômica para analisar o espectro de ação do Inclusium nas vias biológicas essenciais às funções da epiderme e da derme.

Uma pesquisa exploratória de grande porte constatou que o Inclusium estimula as funções epidérmicas, modulando as vias biológicas que contribuem para a barreira física e hídrica, a barreira imunológica e a fixação da epiderme na derme. Além disso, segundo a Silab, o Inclusium reforça a qualidade da matriz dérmica ao aumentar a síntese de colágeno I e reduzir a síntese de MMP-1.

Cinco estudos clínicos

A eficácia do Inclusium foi demonstrada por meio de diversos painéis mistos constituídos por indivíduos jovens e maduros de tipo caucasiano, asiático, latino-americano e afro-americano. Cinco estudos clínicos comprovaram o efeito hidratante e suavizante do ativo, bem como seu efeito de cobertura e atenuação das rugas, a partir do sétimo dia de aplicação.

Disponível em solução aquosa, o Inclusium deve ser usado, segundo recomendação da Silab, em concentração de 0,5% a 2,5%. O ingrediente, cuja patente foi registrada, atende às regulamentações sobre biodiversidade – com 99,2% de componentes de origem natural (ISO 16128) – e às normas internacionais sobre cosméticos (Europa, Estados Unidos, China, Japão etc.).