Apesar de cerca de 90% da população brasileira ter conhecimento sobre os impactos causados pela radiação solar na pele, que vão desde manchas e fotoenvelhecimento ao câncer de pele, mais de 60% ainda se expõe ao sol sem nenhum tipo de proteção e apenas 12% faz uso metódico de fotoprotetores, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Além de um fator cultural, que associa a pele bronzeada a saudabilidade, a baixa utilização diária de filtros solares no Brasil também está ligada à pouca oferta de produtos específicos às características da pele brasileira – com maior tendência à oleosidade e diversidade de tons. Mas a indústria vem trabalhando nesse sentido, como mostram as novidades para os cuidados faciais na temporada de verão 2023/2024.

A FQM Melora lançou Heliomax, que promete equilíbrio entre sensorial ultraleve, controle da oleosidade, ação antioxidante e efeitos clareador e uniformizador (nos produtos com cor), protegendo a pele contra danos causados pela poluição e pelos raios UVA e UVB, luz visível e infravermelho. A linha é composta por cinco versões, duas sem cor – Fluido FPS 50 e Gel Creme FPS 70 – e três Gel Creme FPS 70 com cor.

A gerente de marketing de produto Tatiane Bonfim comenta os diferenciais do lançamento. “A fórmula apresenta a tecnologia SmartDry, composta por micropartículas perfeitamente esféricas que se depositam de maneira uniforme na pele, absorvendo a oleosidade sem ressecar. Heliomax é o único protetor com complexo Exposhield, que protege a pele contra a radiação solar e poluição pela sinergia de quatro ativos: luteína, quercetina, cúrcuma e chá verde. E a versão com cor do Gel Creme FPS 70 traz ainda o Pycnogenol®, um aliado no tratamento do clareamento da pele, sendo pioneiro no Brasil com esta associação”.

Negra Rosa estreia na categoria com protetor que não deixa resíduos na pele preta

A Negra Rosa, especializada na pele de pessoas negras, faz sua estreia na categoria com o Protetor Solar Facial FPS 50 Translúcido. “Proteção solar é um sonho antigo meu. A população negra ainda carece de informações sobre a importância da proteção solar, pois existe o mito de que pele negra não precisa de proteção”, afirma Rosangela Silva, fundadora e curadora da marca.

Além de uma fórmula oil free, não comedogênica e com toque aveludado, a principal característica do produto é não deixar resíduos na pele. “A grande maioria dos protetores no mercado deixa resíduos brancos e até prateados, dependendo da tonalidade da pele preta. Por isso quando pensamos em lançar o protetor foi de suma importância que ele realmente não deixasse resíduos, nem quando a pessoa começasse a transpirar”, diz Silva.

A Sallve ampliou seu portfólio de fotoproteção com a linha Toque Seco com Cor. “Além de elevar o fator de proteção através da inclusão de pigmentos, que formam uma barreira física adicional contra os raios solares, esse produto proporciona uma uniformidade no tom da pele, agindo como uma suave base de maquiagem, o que faz com que sua aplicação seja mais agradável, incentivando um uso consistente”, aponta a gerente de pesquisa e desenvolvimento Carine Dal Pizzol.

Linha de protetores da Sallve tem a maior cartela de cores do mercado nacional

A novidade chega ao mercado em dez tonalidades, sendo a maior cartela nacional. “Encontrar o tom ideal do protetor solar com cor era uma necessidade da nossa comunidade, por isso trouxemos uma seleção que considera a diversidade de tons de pele da população brasileira, além de uma cobertura mais leve, para que o produto consiga se adaptar aos diferentes subtons”, explica Pizzol.

A La Roche-Posay também investiu nesse segmento com Anthelios Ultra Cover FPS 60, com alta proteção contra a radiação UV de amplo espectro, luz visível e 12h de alta cobertura de maquiagem, com cinco tonalidades que atendem à pele brasileira. A marca também acaba de lançar no país o Anthelios UV Mune Airlicium 400, primeiro filtro do Brasil que protege contra os raios UVA ultralongos e que é indicado para peles oleosas, já que tecnologia a Airlicium consegue absorver sete vezes mais oleosidade do que as sílicas de mercado.

Quem também traz novidades para o consumidor brasileiro é a ISDIN. O Fusion Fluid Mineral, com 100% de filtros físicos, é indicado para peles sensíveis, reativas ou intolerantes a filtros químicos. Já ISDIN Fotoprotetor Compact, que chega ao país em duas tonalidades no primeiro trimestre de 2024, proporciona cobertura natural de longa duração, uniformiza o tom da pele, matifica e disfarça as imperfeições.

Estamos ampliando a gama de proteção solar, trazendo opções para diferentes tons, tipos de pele e momentos de uso. Ter um produto agradável ao uso, que entregue benefícios adicionais à proteção solar é fundamental para a mulher brasileira”, diz a head de marketing Marina Lima.