O salão CES 2024 evidenciou uma tendência marcante em matéria de beleza: o uso cada vez maior de inteligência artificial (IA), presente em inovações tecnológicas que objetivam tornar a aplicação dos produtos mais simples, precisa e personalizada.

Manicure sem sair de casa

Um bom exemplo é o salão de manicure Nimble, apresentado como o primeiro aparelho desse tipo a associar IA e robótica. Com a forma de uma caixa branca de oito quilos, essa maquininha permite aplicar esmalte nas dez unhas das mãos e secá-las em apenas vinte e cinco minutos, sem sair de casa e sem necessidade de marcar hora num salão de beleza.

Segundo os responsáveis por essa inovação, o aparelho utiliza microcâmeras de alta resolução e aquisição de imagem 3D para determinar a forma, o tamanho e a curvatura das unhas. Em seguida, um pequeno braço robótico guiado por algoritmos de inteligência artificial aplica os três produtos – base, esmalte e top coat. Durante o processo, é aplicado um jato de ar que seca o produto após cada camada.

Por ocasião do lançamento, previsto para o mês de março, mais de trinta cores estarão disponíveis na forma de cápsulas que serão vendidas por dez dólares a unidade (cada uma permite efetuar duas vezes o ritual completo de beleza das unhas). O custo do aparelho é de 599 dólares.

Consultor de beleza virtual

Elemento indispensável de qualquer inovação tecnológica destinada ao grande público, a inteligência artificial também conseguiu seduzir os gigantes do setor, a exemplo da L’Oréal: seu aplicativo gratuito Beauty Genius se propõe a atuar como um "consultor particular virtual" graças à inteligência artificial.

O aplicativo recomenda produtos de cuidado da pele e de maquiagem adaptados às características do usuário, oferece dicas sobre técnicas de maquiagem e responde a perguntas sobre problemas como acne, queda de cabelo etc. Além disso, permite testar virtualmente os produtos recomendados.

Testes virtuais

Esse é também o objetivo do programa Beautiful AI, criado pela empresa Perfect Corp. Aliando inteligência artificial generativa e realidade virtual, ele efetua análises da pele imediatas, permite testar em 3D diversos tipos de penteado e de bijuterias e recomenda os produtos mais adaptados.

Segundo Alice Chang, CEO e fundadora da Perfect Corp., a ideia é proporcionar ao cliente uma experiência "mais plena e gratificante", ajudando os consumidores a identificar com mais facilidade os produtos e serviços que correspondem perfeitamente a suas preferências individuais.

Maquiagem impressa sob medida

A empresa coreana Prinker, especializada em tatuagens temporárias e personalizáveis para a pele e o cabelo, apresentou este ano uma impressora de pó para maquiagem.

Mais uma vez, foi a inteligência artificial que possibilitou o desenvolvimento desse scanner 3D biométrico que mapeia as características do rosto (contorno, forma, cor). Em seguida, o aparelho recomenda uma tonalidade de blush e de sombra para os olhos e, na sequência, imprime os pós correspondentes.

Secador de cabelo infravermelho

A personalização ocupa, incontestavelmente, um lugar de destaque nas tecnologias a serviço da beleza. E os cabelos também seguem esse princípio.

A L’Oréal apresentou um secador de cabelos conectado e personalizável associado a um aplicativo que, com base nas características do cabelo, adapta automaticamente a potência e a repartição do calor.

Denominado Airlight Pro, o aparelho utiliza luz infravermelha para secar os cabelos, preservando assim a hidratação dos fios e gerando uma economia de energia de 31% em comparação com os secadores tradicionais, explica Adrien Chrétien, responsável por Desenvolvimento de Beleza Aumentada na L’Oréal. A previsão é que ele seja comercializado a partir do mês de abril.

Um aparelho de bolso para diagnóstico, cuidado e maquiagem dos lábios

Depois de apresentar, no ano passado, o Cosmechip, aparelho capaz de confeccionar, em casa, produtos de cuidados sob medida, o gigante sul-coreano AmorePacific ganhou destaque com um dispositivo inovador destinado ao cuidado dos lábios.

O aparelho Lipcure Beam é equipado com sensores que permitem diagnosticar o estado dos lábios, em particular o nível de hidratação, simplesmente deslizando o dispositivo sobre a boca. Uma vez concluída essa primeira etapa, basta retirar a tampa do recipiente para usar o aplicador. Emitindo uma luz personalizada com base no diagnóstico estabelecido pelo próprio aparelho, o aplicador interage com um material fotossensível a fim de reforçar as fibras de colágeno e formar uma barreira hidratante. Além de desacelerar o processo de envelhecimento, essa inovação confere cor aos lábios, graças a um sistema universal que se adapta a todas as tonalidades de pele. Outra grande vantagem é o fato de o aparelho ser portátil, podendo ser levado na bolsa para qualquer lugar.

Legging inteligente que estimula os músculos

Por fim, vale mencionar a legging apresentada pela empresa de biotecnologia Barun Bio, equipada com a tecnologia patenteada WE-Stim (forma reduzida de "Wearing Electrical Stimulation"). Disponível em várias cores, essa calça esportiva contém material condutor que utiliza a energia produzida pelo corpo em movimento (durante uma atividade física) para gerar microcorrentes que estimulam os músculos, melhorando assim o desempenho. Mais uma demonstração da convergência entre beleza e fitness!