Em busca de soluções mais sustentáveis para a fabricação de ingredientes naturais destinados ao setor de perfumaria fina, a Cosmo International Fragrances desenvolveu um novo método de extração de moléculas odoríferas a partir de insumos vegetais. Essa técnica, cujo registro de patente já foi solicitado, caracteriza-se por ser uma extração lenta, sem água e com baixo consumo de energia. "O método possibilita a expressão do odor exato de um ingrediente e, ao mesmo tempo, preserva sua integridade", promete a empresa.

Extração à base de ar

Utilizando apenas o ar, essa tecnologia capta as moléculas odoríferas voláteis provenientes de flores, frutas e outros insumos naturais, sem recorrer aos métodos tradicionais de destilação nem adicionar solventes químicos. Como a integridade das flores é preservada, elas podem ser recicladas e reutilizadas em um segundo ciclo de extração, contribuindo assim para reduzir o desperdício de recursos.

A L’Oréal terá acesso exclusivo a essa técnica desenvolvida com base em princípios das Ciências Verdes. Segundo as duas empresas, o método promete ampliar as fronteiras olfativas e dar maior dimensão à paleta de ingredientes do perfumista, agregando extratos "100% puros e naturais".

"Graças a esse processo de extração ecológico, é possível captar o poder olfativo das flores em toda a sua autenticidade, como se estivéssemos passeando em um jardim, um campo ou uma floresta", afirmou Barbara Lavernos, diretora-geral adjunta responsável por Pesquisa, Inovação e Tecnologia da L’Oréal.

Lançamento em 2024

Para dar início à colaboração, a L’Oréal e a Cosmo International Fragrances trabalharão juntas na criação de um extrato natural de tuberosa, que entrará na composição de um perfume com lançamento previsto para 2024.

"As marcas do Grupo L’Oréal poderão explorar novos horizontes criativos, abrindo caminho para que os ingredientes naturais revelem sua identidade olfativa mais genuína", ressalta Cyril Chapuy, diretor-geral da L’Oréal Luxe.

Cadeia de valor sustentável

A parceria entre as duas empresas reflete uma tendência estrutural do mercado de perfumes: a busca de acordes únicos e de novidades criadas a partir de métodos com baixa pegada de carbono.

"Na qualidade de líderes mundiais da indústria de perfumes de luxo, temos o firme compromisso de zelar pela sustentabilidade de toda a cadeia de valor desse setor. Não se trata de uma simples escolha, mas de uma profunda convicção. Presente na seleção dos ingredientes e no sistema de refil, a inovação permeia cada etapa, a fim de reduzir o impacto das atividades do grupo e evoluir em direção a um modelo mais sustentável", aponta Cyril Chapuy.

O desenvolvimento de métodos de extração que respeitem o meio ambiente e proporcionem acesso a novas moléculas odoríferas é um dos principais campos de pesquisa e inovação exploradas atualmente por empresas do setor de perfumaria. Um bom exemplo é a dsm-firmenich, que apresentou recentemente novos extratos obtidos com o uso de sua tecnologia de extração eletromagnética Firgood, lançada em 2021. Outra empresa que também vem investindo nessa área é a Symrise: em 2019, esse fabricante apresentou a tecnologia SymTrap, que permite captar moléculas odoríferas contidas em soluções aquosas.