Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Mercados e tendências

Mercado europeu de cosméticos perde fôlego em 2016

A indústria europeia de cosméticos e cuidados pessoais, uma das forças motrizes da economia no continente, continuou no caminho do crescimento em 2016, movimentando 77 bilhões de euros. No entanto, esse crescimento foi bem menos acentuado que em 2015, principalmente em razão da retração do mercado britânico provocada pelo voto em favor do Brexit e pela desvalorização da libra esterlina.

A União Europeia é o principal polo mundial de fabricação de produtos de beleza e higiene. Em 2016, o mercado europeu de cosméticos foi avaliado em 77 bilhões de euros, posicionando a Europa como o principal mercado de produtos cosméticos do mundo.

Entretanto, segundo estatísticas publicadas pela associação Cosmetics Europe, o ritmo de crescimento do mercado europeu registrou forte desaceleração em 2016, na comparação com 2015.

Em vários países houve retração significativa do mercado, como na Dinamarca (-14,3%) e no Reino Unido (-11,4%).

Em relação aos produtos, todas as categorias recuaram em relação a 2015, com exceção dos artigos de maquiagem (+0,8%).

Os maiores destaques no continente ficaram com os produtos para pele e higiene, seguindo-se os produtos capilares e os perfumes.

Diante desse cenário, o comércio internacional constitui uma locomotiva essencial para a indústria europeia. Cerca de 18 bilhões de euros em produtos cosméticos foram exportados pelos países da União Europeia em 2016. O volume dessas exportações foi particularmente alto nos países mais atingidos pela crise do euro (como Espanha e Itália), onde o setor de cosméticos é um dos que mais contribui para a recuperação da economia nacional.

A França e a Alemanha, seguindo-se a Itália e a Espanha, são os principais países exportadores de cosméticos na Europa.

V.G.
(Tradução: Maria Marques)


© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

Thermolat: novo ingrediente da Symrise tem ação aquecedora

O novo princípio ativo sensorial da Symrise proporciona uma suave sensação de calor sobre a pele, semelhante à de um raio de sol. Com o nome de Thermolat, ele foi desenvolvido para entrar na composição de cremes, géis e bálsamos e produz efeitos duradouros, com a vantagem de não provocar sensação de ardência ou queimação. "Comparado com o (...)

+ informações
Palavra de especialista
Oud - Ouro líquido da perfumaria

Alessandra Tucci
Oud - Ouro líquido da perfumaria

O agarwood - também chamada de gaharu, aloeswood ou simplesmente oud (oudh, em árabe) - é uma madeira resinosa citada em muitos livros sagrados, principalmente orientais, e que é muito valorizada. A matéria-prima utilizada na perfumaria, porém, não vem propriamente da madeira da árvore, mas de uma resina formada dentro de seus troncos. A (...)

+ informações

Seções