A água termal é uma versão mais mineralizada da água comum. Em sua composição podem ser encontrados componentes como cálcio, magnésio e potássio, fazendo com que tenha importância na reposição de sais minerais e na função de hidratar, refrescar e acalmar a pele. Apesar dos múltiplos benefícios, a água termal não tem uma posição de destaque no mercado brasileiro de cosméticos até o momento.

A água termal ainda não é um item que faz parte da rotina de grande parte das pessoas, como é o caso do hidratante ou protetor solar, mas tem ganho mais espaço no Brasil com o aumento da busca de cuidados com a pele e uma conscientização sobre a importância dos diferentes passos do skincare”, afirma Fernanda Chaves, gerente científica da Pierre Fabre Brasil, que tem em seu portfólio a marca Eau Thermale Avène, que utiliza água termal em todos os produtos.

Benefícios para a saúde da pele e do cabelo

Aliás, o nome da marca vem de uma conhecida água termal do sul da França cujas propriedades começaram a ganhar fama no século XVIII. “Em 1975, os Laboratórios Pierre Fabre adquiriram os Bains d’Avène, criando a marca em 1990. Dadas as suas características calmantes, anti-irritantes e de cura, Avène opta por utilizá-la em seus produtos como uma forma de cuidado, afinal, existem mais de 150 estudos clínico-científicos que comprovam sua eficácia em tratamentos de males como dermatite atópica, eczema, psoríase e mesmo após tratamentos oncológicos”, explica Chaves.

A brasileira Vizcaya também emprega água termal em praticamente todos os itens de seu catálogo. “Ela só não entra na composição dos perfumes e do sérum capilar, pois são itens que não levam água na fórmula”, aponta a head de marketing Pilar Alves.

A executiva conta que a água termal vinda da região espanhola de Vizcaya é usada especialmente por suas propriedades hidratantes. “É um ingrediente rico em minerais e com diversos benefícios não só para a pele, como também para a saúde do cabelo. Por ser rapidamente absorvida pelas fibras capilares, garante uma rápida reparação e recuperação dos cabelos danificados”.

Água termal brasileira

A água termal também vem ganhando força no portfólio da brasileira Quintal. “Em meados de 2020, iniciamos os estudos dos compostos da água termal de uma fonte localizada próxima da sede da empresa, no noroeste do Paraná. Para nossa surpresa, ela apresentava grande potencial cosmético para uso tópico, já que continha elevada concentração de elementos como vanádio, estrôncio, selênio, zinco, molibdênio, cálcio e enxofre, dificilmente encontrados em conjunto em outras águas termais do mercado”, afirma o fundador Giulio Peron.

A linha facial Aqua foi desenvolvida com spray de água termal, gel de limpeza, esfoliante facial e booster de hidratação e Peron confirma o investimento em novos produtos. “Apesar de ser um excelente ativo, não é em todo tipo de formulação que ela vai funcionar. Por apresentar uma elevada quantidade de minerais, alguns de seus componentes podem interagir com outros itens da fórmula, acarretando até mesmo em sua desestabilização”.

A L’Occitane en Provence é outra marca que tem no portfólio uma linha facial que destaca a água termal como ativo. “Com itens como creme, gel de limpeza e máscara facial, Aqua Réotier é focada na hidratação da pele, por esse motivo a escolha do principal ingrediente foi a água termal da nascente Réotier, uma das mais concentradas em cálcio no mundo. É um ativo simples, porém extraordinário para os cuidados com a pele”, diz a head de marketing de produto Luisa Holzheim.

Ela lamenta a presença tímida de água termal no nécessaire dos brasileiros, lembrando que, como produto (em spray ou aerossol), seu uso ainda está muito atrelado ao verão. “Neste período, as pessoas ficam mais expostas ao sol e sofrem com queimaduras na pele, buscando alívio na água termal”, fala Holzheim.

Mas o produto pode – e deve – ser usado o ano inteiro, segundo Chaves. “Sozinha ou como parte da rotina de cuidados, ela é capaz de acalmar, fortalecer, restaurar o equilíbrio e reduzir a sensibilidade da pele em 30% em apenas cinco minutos. E como ingrediente, ela deve ganhar ainda mais espaço porque suas propriedades contribuem fortemente para os benefícios dos produtos, inclusive para peles mais sensíveis e/ou sensibilizadas”.